segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Futuro e o Acaso



Nada pode se afirmar sobre o futuro, exceto que a maior probabilidade é de que você vá colher o que plantou.

Claro que a vida é cheia de acontecimentos alheios às nossas vontades, ou atitudes de pessoas que nos rodeiam e que, inevitavelmente, acabam por causar mudanças em nossos planos.

Mas uma coisa é certa, a maior parte do que acontecer contigo será fruto das suas atitudes, suas vontades, sua ansiedade, seus erros e seus acertos.

Explosões, respostas, arrependimento e perdão. Mas será que alguma dessas coisas adianta?

Tudo tem seu tempo, e a vida está dentro deste tudo e ela pode se acabar antes do que você poderia prever, querer ou imaginar, se você acelerar o processo.

E onde entra o acaso no nosso futuro?

O Acaso que pode lhe trazer boas surpresas, como por exemplo esbarrar no amor da sua vida dentro de uma livraria enquanto escolhe um livro para ler durante o período que não tem nada para fazer,
bem como pode ser o acaso que lhe tira de casa na hora errada e o faz encontrar aquela pessoa que um dia feriu seu coração.

É apenas o acaso.

Photo by Drew Beamer on Unsplash


Pensamentos



Engraçado, as vezes sinto apenas que queria viver mais, não necessariamente mais tempo, mas talvez mais intensamente, ter mais sentido, mais objetivos.

Não precisaria ser necessariamente mais novo, mas tentar fazer uma parte do tempo quase parar enquanto outra caminha, para que pudesse aproveitar melhor a parte que andaria de forma mais lenta.

Não queria evitar o surgimento dos cabelos brancos, ou das rugas, mas queria guardar nesta brecha do tempo todos aqueles que estão ao meu lado e queria guardar dentro de mim esta pequena chama, esse pouco de energia que ainda me sobra realizar os pequenos prazeres da vida.

Mas o que parece me faltar é o tempo, tão ambíguo, que o passar dos dias é o que parece consumir aos poucos esse restinho de energia que ainda sinto pulsar.

Mas tenho medo desta faísca não ser forte o suficiente para fazer o motor pegar, a chama acender.

Talvez eu esteja confuso e na verdade esteja a procura de esperança, mas o tempo é exatamente igual à esperança, aos poucos vai se esvaindo, acabando...

E no fundo, os dias passam e nada mais disso faz diferença...

Photo by Dan DeAlmeida on Unsplash

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Culpa e Atitude



Algumas coisas na vida são extremamente simples de entender.

A culpa é uma delas.

E sendo a culpa é inevitável, aceitá-la ou ocultá-la são uma escolha.

Você pode ser uma pessoa forte, decidida, que age, que faz e que, por isso, assume o resultado das suas atitudes, ou seja, caso algo de errado, aceita a sua cruz, aceita a sua culpa.

Ou você pode ser daqueles que reclamam, cospem fogo, julgam, falam pelas costas, covardes, medrosos e que nada fazem, pois temem que as atitudes tomadas tenham resultado diferente do esperado, e assim podem jogar nas costas de quem apenas obedece toda a culpa pelo problema ocorrido.

Esta é a grande diferença entre agir e simplesmente deixar, aproveitar os momentos de Glória e assumir eventuais fracassos, ou se regojizar sobre o sucesso alheio e se esconder nas sombras da culpa que prefere não assumir.

Simples assim!

Photo by Bill Oxford on Unsplash

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como seria o Livro da Sua Vida ?



A cada despertar, começamos a escrever uma nova página do livro da nossa vida.

Por vezes, é a continuação de um capítulo vivido no dia anterior, por outras é um retorno à um capítulo antigo, que ficou inacabado e que precisamos fechar e ainda o mais comum que é iniciar um novo capítulo.

Sei que muitas vezes os capítulos que já escrevemos podem parecer repetidos e ficarmos entediados para "escrever" o que parece ser sempre a mesma coisa.

Mas, neste caso, a culpa é sempre nossa, pois são nossas "mãos" que escrevem esta história.

Portanto, devemos sempre tentar despertar para um novo dia com pensamentos positivos, sempre agir para pequenas mudanças, por mais que a vida possa parecer boa, pois mesmo estando felizes, podemos aprender alguma coisa diferente, satisfazer a alma fazendo o bem através de nossas atitudes e ensinando alguma coisa a alguém que possa utilizar o nosso conhecimento, mesmo que desconfiemos que aquela pessoa não vá se interessar no que por ventura queiramos ensinar.

O meu livro, ainda não tem título e não posso saber quantas páginas ainda terá pela frente, mas eu espero demorar um bom tempo para começar a escrever o epílogo.

O livro não seria de ação, nem de romance, teria um pouco de aventura. algumas emoções, nada de policial e uma boa dose de drama, mas sabe de uma coisa, eu ainda não estou satisfeito com tudo o que foi escrito.

Quero reescrever algumas páginas do passado recente, terminar alguns capítulos que escrevi há muito tempo e não tive habilidade para continuar, criar coragem para escrever alguns dias em forma de poesia e descrever em outras páginas lugares que eu ainda não conheço.

Quero criar novos personagens, adicionar algumas novas receitas, colocar pimenta em alguns momentos e descrever a calmaria do futuro ainda distante.

Sei que ainda existirão páginas marcadas pela tristeza, pelas lágrimas e pela impotência diante das situações que o tempo nos impõe a escrever, mas sei também que vou ter muitas páginas repletas de alegria, pois essa eu mesmo vou criar.

Vou escrever muitos sorrisos, que partirão de mim e chegarão às pessoas que me rodeiam.

Quero escrever um capítulo especial que fale sobre o sucesso, sobre as conquistas e as vitórias que ainda virão.

Claro que as páginas estarão repletas de trabalho e dedicação, pois toda história em que o sucesso aparece sem trabalho e dedicação não passa de mera ficção.

Alguns dias serão marcados pelas lembranças, como se fosse uma releitura de páginas já escritas, pois elas são importantes para manter o rumo do futuro, precisamos rever os dias em que escrevemos nossos erros, para que não escrevamos novamente sobre eles, mas certamente escreverei, para os mais jovens, o resultado dos erros cometidos, para aqueles interessados em pesquisar antes de agir.

Na pagina de hoje do livro da minha vida, está escrito sobre este texto e sobre como ela fará diferença para as próximas, pois ao abrir o livro no meu próximo despertar, mesmo que o final da página anterior tenha sido com alguma preocupação ou dificuldade, vou me lembrar que eu preciso ser feliz e, principalmente, que se durante todo este tempo eu consegui me reerguer a cada tombo, certamente antes de acabar a página do dia novamente estarei em pé.

E o seu livro, como estará ?

Photo by Grianghraf on Unsplash



Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...