quarta-feira, 20 de julho de 2011
Inveja e Egoísmo
Escrevi esse artigo em Julho de 2011 e até hoje ele é o mais acessado do Blog. Muito provavelmente porque as palavras que formam o seu título sejam muito buscadas no Google. E isso é preocupante.
Mas vamos lá...
Invejoso é aquele que tudo quer, sem nada precisar fazer.
Egoísta, é aquele que quer ter tudo, sem nada compartilhar com ninguém, ou na melhor das hipóteses aquele que só compartilha o que tem com seus familiares e quiçá amigos muito próximos.
Ter inveja é observar superficialmente a vida alheia, reparando nas posses, amizades e conquistas que as outras pessoas têm, desejando ter as mesmas coisas, só que sem se preocupar em saber qual foi o esforço que, quem tem o que tem, fez ou quais dificuldades passou para conquistar suas posses.
O invejoso acha que tudo é fácil e reclama não ter a mesma sorte que os outros têm. Acha que ninguém merece tudo o que tem e que ele tem muito menos do que merece. Preocupa-se em tentar difamar ou minimizar as conquistas dos outros e sempre procura alguém para culpar pelos seus fracassos.
Muitas vezes, os invejosos culpam a Deus, os Anjos, o céu, até o diabo ou o demônio, mas nunca culpam a si mesmos. Nunca abrem os olhos para enxergar seus defeitos, sua fraqueza e falta de vontade, sua preguiça e incapacidade. Querem sempre o que o mundo pode oferecer de melhor, mas retribuem apenas com lamúrias e destruição.
Ser Egoísta é não abrir os olhos para os problemas que nos rodeiam, é pensar apenas “no próprio umbigo” e nada mais. O Egoísmo normalmente vem acompanhado da ganância, da sede de cada vez ter mais, de juntar, guardar. A ausência da Gratidão é outro sinal, pois normalmente quem é egoísta acha que tudo o que foi feito por ele não passou de obrigação.
Poucas pessoas conseguem enxergar que outros podem ter aberto mão das próprias vidas, para fazer com que a vida deles tivesse um rumo, um sentido, mas a retribuição pode ser dolorosa, rancorosa, destrutiva.
Contudo, não devemos e nem podemos, desistir de nossos ideais, de nosso estilo de vida e de nosso pensamento. Temos, sim, que pensar em fazer o bem, sem esperar retorno, mas nos sentirmos em paz conosco e com nossa consciência.
Photo by Lionello DelPiccolo on Unsplash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Síndrome de Stendhal
A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...
-
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Doença de Urbach-Wiethe, mas além de rara, é uma doença extremamente perigosa. Ela não mata por si ...
-
Eu acho época de eleição muito chata, ainda mais para um cara chato como eu... Mas o que mais me irrita são os militantes partidários e aq...
-
Em virtude da enorme criminalidade e da falta de segurança, muito se critica o desarmamento no nosso país. Combinando o armamento pesado dos...

Parabéns Elso! O pior é que tem pessoas que conseguem ser egoístas e invejosas ao mesmo tempo :S. E esse fundo está melhor xD
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário Flávia.
ResponderExcluirRealmente existem pessoas que conseguem a façanha de juntar muitos defeitos.
Beijo!
ESTOU EXECLARECIDAS DAS DUVIDA GOSTEI IMESO
ResponderExcluir