quarta-feira, 13 de julho de 2011
Expectativas
Essa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi... As palavras da letra de “Índios” da Legião Urbana são ótimas para escrever um pouco sobre as expectativas.
Temos uma capacidade única de nos transportar para lugares onde nunca estivemos e insistimos em sentir falta daquilo que nunca tivemos.
O Gosto daquele chocolate que tem a embalagem tão bonita e que nos dá água na boca quando vemos na nossa frente, pode ser bem diferente quando dermos a primeira mordida. Até mesmo o gosto daquele primeiro gole de vinho que parece tão macio e saboroso, pode se transformar quando tomamos o último gole da garrafa...
Montamos o roteiro da nossa vida, estudamos os nossos passos, decoramos as nossas falas, vemos o local de um encontro, o clima, sentimos a brisa ou o calor do sol no nosso rosto, mas teimamos em esquecer que somos os “diretores” apenas do filme da nossa vida e não podemos decidir o que os outros personagens dos nossos dias vão fazer, como vão atuar e menos ainda, em como o tempo vai se comportar. Não podemos impedir a chuva de cair, o vento de soprar, o sol de queimar.
Claro que para tudo nessa vida temos que fazer planejamentos, mas temos que nos ater àquilo que realmente podemos fazer, sem ter certeza de que os demais participantes dos nossos dias farão aquilo que queremos ou esperamos.
Temos que ter o discernimento entre o real e o esperado, entre a expectativa e a realidade.
Não adianta, por exemplo, fantasiar a festa da comemoração de um título de um jogo que ainda nem começou. Temos que nos preparar para a festa, mas temos também que nos preparar para a derrota.
Uma empresa não pode se preparar para o fechamento de um contrato milionário, desde que a empresa não seja do Palocci ou afins, e não estar preparada para continuar aberta e funcionando com os pequenos contratos que já existem. Parafraseando o dito popular sobre o ovo e a Galinha, não podemos contar com a Champanhe dentro da Garrafa.
Aquele que se prepara para um “sim” no dia do casamento, mas que tem a consciência de que pode escutar um não, vai sofrer, mas muito menos do que aquele que não se preparou nunca para isso.
A expectativa é a maior amiga da depressão e a mãe da frustração e a preparação para a realidade faz com que todo obstáculo, por maior que seja, possa ser superado, todo trauma possa ser ultrapassado e todo sonho volte a ser trabalhado.
Portanto, imaginem-se sempre no topo, lutem para chegar aos objetivos, mas sempre tracem um “Plano B” para continuarem vivendo depois de um insucesso. A vida é feita de vitórias e derrotas, mas só volta a vencer, aquele que entende porque perdeu.
Lembre-se também, que quando seus planos envolvem outras pessoas e situações, você nunca pode ter certeza do que vai acontecer. Não é só da cabeça de políticos que pode sair o mesmo que sai da bunda do bebê...
Photo by Chris Galbraith on Unsplash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Síndrome de Stendhal
A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...
-
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Doença de Urbach-Wiethe, mas além de rara, é uma doença extremamente perigosa. Ela não mata por si ...
-
Eu acho época de eleição muito chata, ainda mais para um cara chato como eu... Mas o que mais me irrita são os militantes partidários e aq...
-
Em virtude da enorme criminalidade e da falta de segurança, muito se critica o desarmamento no nosso país. Combinando o armamento pesado dos...

Nenhum comentário:
Postar um comentário