segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sementes



Costumo dizer, e acredito verdadeiramente, que colhemos o que plantamos.

Portanto, precisamos encontrar as melhores sementes, procurar o tipo de solo correto, irrigar com cuidado, proteger do excesso de sol e das chuvas exageradas, cuidar também da temperatura, entre outras coisas.

Mesmo assim, com todo cuidado que dispensamos, não podemos garantir que a Colheita será 100% boa, às vezes coisas incontroláveis acontecem e levam embora muito trabalho e cuidado, deixando apenas as lágrimas.

Precisamos ser fortes, ou ainda mais fortes nestes momentos de tormenta, pois se nos deixarmos abater acreditaremos que não precisamos e nem devemos plantar mais nada, pois estaremos apenas à mercê do destino, aquele que nos pega de surpresa, o responsável pelas nossas tristezas e eventuais alegrias.

Nada disso! Precisamos olhar para frente e começar tudo de novo, acreditar no nosso potencial e acreditar que vale muito à pena ser correto e agir, assumir o controle da nossa plantação e esperar pois o momento apropriado vai chegar e a colheita será maravilhosa, cheia de frutos deliciosos, perfeitos, como foram planejados quando as sementes foram plantadas.

Também surgirão, quando menos esperarmos, lindas flores no meio do jardim, flores que deixarão tudo ainda mais bonito, que nos trarão esperança e motivação, flores que não foram plantadas, mas cujo pólen escolheu nosso jardim, não ao acaso, mas porque a certeza de bons frutos chamou a atenção das abelhas.

Quase tudo na nossa vida tem uma razão, um sentido e apesar de não podermos controlar todos que habitam nossos dias, pelo menos nossa atitude depende apenas de nós.

Afinal, este jardim é nossa vida.
Se plantarmos boas atitudes, amor, carinho, respeito, educação, esperança, sonhos, objetivos, certamente vamos colher tudo isso no futuro.
Se plantarmos inveja, ciúmes, destruição, falsidade, chantagem, desrespeito e maldade, será isso que colheremos também.

Em muitos momentos, podemos até pensar que não vale à pena ser bom, ajudar, respeitar, entregar de graça um sorriso. Muitas vezes os dias nascem feios, tirando um pouco da alegria e da esperança de nossos corações, mas se mesmo assim continuarmos plantando apenas as coisas boas, os dias difíceis vão diminuir e mesmo que saibamos que eles ainda existirão, estaremos mais preparados, pois teremos sempre o antidoto para o veneno dos momentos de tristeza, os sorrisos para as lágrimas, novos sonhos para as decepções...

E se ainda assim, os seus sonhos não se realizarem, não desanime, não desista, procure alternativas, quem sabe o seu sonho não seja efetivamente aquilo que você precisa.

Mude o foco, troque o rumo e siga em frente, sempre com novas sementes nas mãos e com a mesma determinação e cuidado. Pois quem planta, colhe.

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...