Uma "luz vermelha" se acende quando o estresse começa a tomar conta da nossa mente e consequentemente do nosso corpo.
Cada pessoa tem seu próprio limite para que essa "luz vermelha" se acenda. Existem aqueles mais calmos, pacientes, que tem um limite maior e que raramente vão "estourar", em contrapartida, o oposto é bem verdadeiro, aquelas pessoas que por quase nada já se irritam muito mais do que o esperado para a situação.
A calma, claro, é sempre melhor do que a irritação exacerbada, mas há situações em que muita paciência pode ser prejudicial, pode fazer com que uma atitude demorada se torne tardia demais para a resolução de um problema ou para conquistar uma oportunidade.
A resposta, está sempre no equilíbrio. Não deixar que o estresse atrapalhe a sua vida, e não correr o risco de ficar "parado no ponto" enquanto a vida passa.
O estresse atrapalha a vida pessoal, profissional e familiar. Uma pessoa estressada não consegue pensar direito, acaba afastando os outros e gerando tensão dentro da própria casa.
Não consegue disfarçar sua irritação, mesmo quando deveria se portar de forma mais cordial, principalmente no âmbito profissional e quando a situação que causou o estresse é mais pessoal do que propriamente ligada ao trabalho.
Para chegar ao equilíbrio, é imprescindível que exista um planejamento, um autoconhecimento e fundamentalmente entender que não se deve criar expectativas sobre coisas ou pessoas que não estão no seu controle.
Entender que valores pessoais e culturais são variáveis, que o ritmo de vida é pessoal de cada indivíduo, que pessoas gostam de coisas diferentes em intensidades diferentes e que sem respeito a isso, só sobra o estresse desnecessário e sem valor efetivo.
Paciência com quem anda devagar à sua frente, pois você não sabe quais as dificuldades de locomoção daquela pessoa e se puder, agilize seu passo, pois você não sabe a pressa de quem está atrás de você. Equilíbrio, a chave para minimizar o estresse e alcançar o sucesso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário