segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Todo dia nascemos diferentes e nem percebemos

Eu gosto de olhar fotos antigas. Uma ou duas vezes por ano passo algumas horinhas em frente ao computador vendo fotos de anos atrás. 

Desde as mais antigas, que quando digitalizei já estavam amareladas pelo tempo, até as mais recentes, tiradas com celulares com qualidade de imagem maior do que as polaroids do passado.

E observo como eu era há 50 anos atrás, apenas um bebê sem certeza de nada, passando pelas poucas fotos da infância e da adolescência e depois nas dezenas de milhares tiradas nos últimos 20 anos digitalmente, desde as primeiras câmeras digitais, até os celulares potentes de hoje.

E vou, período a período, vendo as marcas do tempo, as diferenças na pele, a cor dos cabelos e da barba, os traços de uma juventude que se perdem nas rugas de hoje.

Por vezes me pergunto: Como eu mudei tanto e nem percebi, quando os cabelos embranqueceram, quando essas olheiras tomaram o lugar dos olhos espertos, como o tempo me mudou, se todo dia passo por ele sem perceber mudança nenhuma...

Esse é o segredo do tempo, segredo que percebemos nos outros, quando ficamos algum tempo sem ver algumas pessoas, mas não percebemos no nosso espelho.

Descobrimos a mudança pelas fotos, pelas lembranças, mas não pelo espelho. Nele dia após dia, ao pentear os cabelos ou escovar os dentes nos enxergamos exatamente iguais como éramos ontem, mas não somos.

Todos os dias nascemos diferentes, mas essa diferença é tão sutil que nem percebemos, não notamos e nos perdemos nos detalhes que deixamos passar, e que de detalhes se transformam em grandes diferenças, mas que só enxergamos nas fotos e em nossas lembranças...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Não precisa ser verdade, sé o que eu acredito.

Hoje em dia, mais do que antigamente, as verdades se dividem entre fatos e o desejo de que algo seja verdade.

Não é preciso mais de argumentos, fatos, provas, estudos, opiniões de cientistas ou estudiosos, basta acreditar em alguma coisa que aquilo vira verdade automaticamente.

Não importam mais leis, interpretações de texto, pesquisa ou contestação, apenas é necessário o pensamento, ou seja, se eu penso dessa maneira, claro que é verdade.

Não há relevância nenhuma na credibilidade, nem mesmo na escola, universidades ou a educação básica. O importante é dar um jeito de encaixar a verdade que eu quero nos fatos, mesmo que seja cada dia mais difícil.

Aceitar um erro, um engano, um engodo é impossível, pois quem acredita na própria verdade não aceita ter sido feito de bobo ou passado para trás.

Não há razão nenhuma para buscar a lógica, coincidências, ou mesmo analisar o que a maioria fala, se dentro do grupo, ou da bolha a verdade é paralela.

O pior é que o mais importante dessa falta de razão é que a mentira virou comércio, que lucra com o orgulha daqueles que acreditam apenas na própria verdade, mesmo que cada dia mais seja necessário se afundar nas mais óbvias mentiras.

A mentira virou cabo eleitoral e elege deputados e senadores e quando os bitolados percebem que foram apenas enganados em troca de likes, votos e visualizações, vão tentar de todas as maneiras acreditar que, mesmo com todas as evidências, as mentiras eram as verdades que eles gostaram de ouvir e que ainda gostam de acreditar... 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Aprender nos ajuda a admitir nossas mudanças

Aprender é maravilhoso!

Melhor ainda quando aprendemos sobre algo que antes achávamos ter amplo conhecimento.

Aprender nos faz mudar de opinião, nos faz mais curiosos, daquela curiosidade boa, que alimenta a mente e a alma, que nos faz crescer.

Aprender nos proporciona a mudança não só de opiniões, mas nos ajuda a conhecer novas formas de viver, de aproveitar nossos momentos de lazer, nos ajuda a entender quanto é importante a humildade.

Portanto, aquele orgulho besta que faz muita gente se desdobrar para defender um ponto de vista antigo, pode ser deixado de lado com o aprendizado, com a mente aberta para aceitar novas opiniões e concordar com ela.

Ninguém está livre de erros de interpretação ou equívocos, mas todos têm chances de mudar a perspectiva, parar de passar vergonha e aprender, com a simplicidade que uma criança tem ao aprender as primeiras letras ou as primeiras operações matemáticas.

E lembrem-se, aprender é completamente diferente de acreditar. Quando alguém lhe diz ou conta alguma coisa, como por exemplo que a Terra é plana, não ache que aprendeu algo novo, pesquise, procure outras opiniões, veja o que diz a enorme maioria das pessoas, procure credenciais, veja o quanto quem emitiu aquela opinião tem de conhecimento e só assim você vai aprender.

  Hoje em dia, principalmente na Internet, qualquer um pode escrever qualquer coisa e isso por si só, é mais "emburrecimento" do que apredizado!


Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...