segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Não precisa ser verdade, sé o que eu acredito.

Hoje em dia, mais do que antigamente, as verdades se dividem entre fatos e o desejo de que algo seja verdade.

Não é preciso mais de argumentos, fatos, provas, estudos, opiniões de cientistas ou estudiosos, basta acreditar em alguma coisa que aquilo vira verdade automaticamente.

Não importam mais leis, interpretações de texto, pesquisa ou contestação, apenas é necessário o pensamento, ou seja, se eu penso dessa maneira, claro que é verdade.

Não há relevância nenhuma na credibilidade, nem mesmo na escola, universidades ou a educação básica. O importante é dar um jeito de encaixar a verdade que eu quero nos fatos, mesmo que seja cada dia mais difícil.

Aceitar um erro, um engano, um engodo é impossível, pois quem acredita na própria verdade não aceita ter sido feito de bobo ou passado para trás.

Não há razão nenhuma para buscar a lógica, coincidências, ou mesmo analisar o que a maioria fala, se dentro do grupo, ou da bolha a verdade é paralela.

O pior é que o mais importante dessa falta de razão é que a mentira virou comércio, que lucra com o orgulha daqueles que acreditam apenas na própria verdade, mesmo que cada dia mais seja necessário se afundar nas mais óbvias mentiras.

A mentira virou cabo eleitoral e elege deputados e senadores e quando os bitolados percebem que foram apenas enganados em troca de likes, votos e visualizações, vão tentar de todas as maneiras acreditar que, mesmo com todas as evidências, as mentiras eram as verdades que eles gostaram de ouvir e que ainda gostam de acreditar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...