Espaço, liberdade e limites.
É preciso entender essas três coisas antes de dizer que "ninguém tem nada a ver com a sua vida".
Empatia seria bem vinda também, mas aí já seria pedir demais para a grande maioria das pessoas.
Cada um tem o seu espaço, sabemos disso, cada um tem a liberdade para fazer o que quiser, e assumir as consequências pelos seus atos e palavras, mas o que nem todos percebem é que em uma sociedade, inevitavelmente, existem limites.
Não se trata da sua liberdade e da sua vida se você resolve passar as duas da manhã ouvindo funk no volume máximo em frente a um hospital, ou em uma rua residencial. Pois, nesse caso, você está colidindo o seu mundinho particular, com o mundo em que vivem bilhões de outras pessoas.
Precisamos lutar pelo que queremos, buscar nossos objetivos, fazer aquilo que gostamos, mas sempre lembrando que devemo para isso, usar o nosso espaço e não invadir o espaço do outro.
E para isso, existem leis, justamente porque o ser humano é incapaz de ter bom senso. E quem quebras as leis deve sofrer as consequências, ou deveria pelo menos.
Eu gosto de todas aleis, não. Sou favorável a elas. Não. Mas sim, sou obrigado a segui-las, ou lutar para mudá-las, não apenas infringi-las e que se danem os outros.
Parece simples, é simples, mas para alguns é complicado demais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário