segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ao invés de tentar recuperar, evite perder


Humanos são muito diferentes entre si e por vezes, também muito estranhos.

Muitas vezes se esforçam tanto par ter uma coisa e depois de conseguir, acabam deixando de lado, sem a devida atenção ou cuidado.
Isso serve para coisas, como uma esteira tão desejada para começar a fazer os exercícios necessários e que vira um cabide disforme que atrapalha e ocupa espaço, mas também acontece com as pessoas.

A grande diferença entre essas duas coisas é que a esteira pode ser religada, lubrificada e voltar a funcionar, já quando se perde uma pessoa, pode ser tarde demais se houver o desejo recuperá-la.
Isso me remete à duas perguntas importantes: Será que você realmente queria aquilo ou aquela pessoa, ou foi um impulso ou um desejo? Se queria, porque não cuidou de maneira correta para ter que tentar recuperar?

Promessas feitas, para os outros ou para si mesmo, tem sido cada vez mais fáceis de quebrar. Não basta levantar em um dia bom e simplesmente falar:  "A partir de agora eu vou correr todo dia, vou ser saudável e viver melhor." É muito mais efetivo você fazer isso em um dia ruim, em que você se sente mais perto de um estado depressivo ou de tristeza, pois aí que é possível encontrar força de vontade.

Com as pessoas funciona da mesma forma: Um primeiro encontro maravilhoso, um beijo inesquecível, conversa leve e agradável, momentos que fazem você voltar para casa pensando que achou o par ideal da sua vida. Contudo, a rotina e a convivência, mesmo enquanto o período gostoso do namoro está acontecendo, vai fazendo com que se enxergue melhor a outra pessoa. Em alguns casos, mesmo anos são insuficientes para que se saiba exatamente quem está ao seu lado. Mas é muito melhor ter paciência, cuidado e racionalidade antes de tomar uma decisão que pode mudar o futuro das pessoas. Antes de jurar amor eterno, saiba se realmente é amor que você sente e se for, cuide, de atenção, de carinho, de cuidado, de colo, se apaixone todo dia e faça o que estiver ao seu alcance para que a outra pessoa se apaixone por você também.

Caso contrário, você corre o risco de perceber tarde demais que está perdendo, por acomodação, por soberba, por achar que tem a outra pessoa em suas mãos, quem um dia você jurou amar eternamente.

Você pode até tentar corrigir os seus erros e voltar atrás no tempo, pode até fazer tudo o que deveria ter feito para que a pessoa amada não se distanciasse, mas pode ser que todo esse novo esforço seja em vão, porque terá sido tarde demais...


domingo, 18 de fevereiro de 2018

Atendimento on-line

Existem muitas razões para você fazer terapia, assim como também existem vários fatores, internos e externos, que eventualmente o impedem de procurar o atendimento.

Podemos aqui citar apenas algumas das causas mais frequentes que quando enfrentadas em conjunto com um profissional habilitado e preparado, podem causar menos danos e serem resolvidas com maior facilidade, tais como stress, ansiedade, conflitos profissionais ou dentro do relacionamento, estado depressivo, depressão, luto, doenças, fobias, entre tantas outras coisas.

Pensando na dificuldade de tempo e locomoção do dia-a-dia, somado a cada vez maior necessidade de utilização do profissional da psicologia para melhorar a qualidade de vida, o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia criaram a resolução  11/2018 do CFP, na qual o profissional inscrito e habilitado para tal pode oferecer o trabalho de consulta, orientação e atendimento psicológico on-line.

Para tanto, o profissional deve prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional e também nas disposições do código de ética e através dos meios tecnológicos de informação e comunicação.

Pessoas que por timidez, dificuldade de horários, distância entre tantos outros pequenos obstáculos, agora poderão ter auxílio sem sair de casa, ou no horário de almoço do trabalho, em qualquer lugar do País ou mundo.

Eu sou um entre tantos profissionais que já estão habilitados para o atendimento. O Paciente precisa apenas se certificar que para o atendimento ser feito por um profissional capacitado e regulamentado, em seu site é preciso ter seu número de Registro (CRP) e o mesmo precisa estar liberado pelos conselhos no site e-psi.org.br. Faça a consulta antes de agendar horário ou começar o trabalho





Caso queira conhecer um pouco mais sobre o tema e sobre a linha de atendimento humanista assista aos vídeos no meu canal do youtube, acesse:

Caso queira agendar uma sessão on-line inicial ou tirar outras dúvidas, deixe aqui sua mensagem, ou em qualquer uma das minhas redes sociais, sempre buscando por Psicólogo Elso Pini.



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Derrubar uma Ditadura para Implantar Outra


Há alguns anos, assisti à primeira parte do filme Che. No geral não achei o filme lá grande coisa, mas a ideia de que é muito fácil contar uma história, mesmo baseada em fatos, buscando influenciar as pessoas que vão assistir para enxergarem com mais empatia a opinião de quem a reproduz, é nítida.

Mas isso não vem ao caso. O que me intrigou, pelo fato histórico, é que a revolução Cubana, liderada por Fidel, seu irmão e com Che Guevara como seu braço direito, lutou para derrubar uma ditadura, só que quando eles conseguiram, depois de muito sangue derramado, o que aconteceu? Outra ditadura, esta que perdura até hoje.

Não é da minha alçada e nem competência analisar se Cuba é um paraíso ou o inferno, mas me intriga muito como o ser humano consegue mobilizar outros semelhantes para coisas que em tese não fazem sentido.

Como Hitler conseguiu fazer com que seus compatriotas e boa parte da Europa considerassem os Judeus dignos de morte?
Como Osama Bin Laden e centenas de outros líderes Islâmicos conseguem até hoje fazer pessoas acreditarem que a morte é um pedido de Deus?
Como alguns presidentes americanos conseguem fazer com que seu povo seja favorável à guerras e invasões?

O mundo está a cada giro mais fora de controle, a ambiguidade é tão grande que acreditam na morte para ter vida, acreditam que a guerra pode trazer paz e acreditam que a fé se encontra no desespero.
No final das contas, sempre o sangue derramado é daqueles que nunca sequer chegariam perto do poder e do dinheiro daqueles que organizaram suas mortes.

É... O mundo está ao contrário e ninguém reparou...

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Tudo é pelo poder e pelo dinheiro


Por que qualquer pessoa pública que esteja mais para bilionária do que milionária, deixaria seus rendimentos para ganhar pouco mais de R$ 30.000,00 por mês?

Por que um bon-vivant resolve deixar de passar boa parte do seu tempo de prazeres para ser achincalhado, com toda razão, diga-se de passagem, por querer administrar uma cidade, um estado ou até mesmo o país?

Mas também existem aqueles que nasceram ricos porque as gerações antigas sempre estiveram na política, e todos fazem seus bens se multiplicarem sem ter a mínima possibilidade de conseguir tudo o que têm apenas com seus salários e abusivos benefícios.

Mas ainda existem pessoas que acreditam que nossos político são "bonzinhos", inocentes e etc... Claro que aqui me refiro às pessoas que não recebem nada em troca da defesa ferrenha que fazem por seus políticos de estimação.

Existem apenas duas razões para alguém ter vontade de se tornar político neste país, poder ou vaidade e pela facilidade em conseguir dinheiro em troca de favores.

Não, ninguém faz programa social pensando em acabar com a miséria, ninguém se preocupa com a idade da sua aposentadoria, ninguém quer saber se você acredita que a inflação baixa significa recessão ao invés de melhora econômica, não, esqueçam, é tudo pelo poder e pelo dinheiro.

Ou será que ninguém enxerga que cada campanha para cargos públicos custa muito mais, mas muito mais mesmo do que o candidato vai receber em todo o seu mandato. Não acredito que achem uma atitude digna doar seus salários para caridade, pois mais do que 100 vezes esse dinheiro sai dos cofres públicos em propinas, emendas, roubo de marmitas e tantos outros "et cetaras" utilizados para desviar dinheiro. Nosso dinheiro.

Isso tudo dito, vem a pior parte, temos que escolher em qual bandido vamos votar, temos que ficar pensando em quais vão roubar menos, quais vão utilizar melhor a parte que nos sobra e ainda pior é saber que nem nas próximas gerações isso vai ser diferente.

Sou otimista e acredito na melhora e na evolução de tudo, exceto quando o assunto é a nossa política...




Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...