segunda-feira, 11 de março de 2019

Medo da Felicidade


O título do artigo dessa semana pode parecer estranho, mas é real.

Muita gente tem medo de ser feliz, tem medo de se arriscar, mas principalmente medo de não ter mais nada com que reclamar.

Algumas pessoas são desmotivadas desde a infância, fazendo com que se sintam incapazes, fracas, fracassadas por natureza. E esse sentimento fica incrustado na personalidade de uma forma que incapacita o sujeito de acreditar na possibilidade de mudança, na chance de ser feliz.

Pessoas assim pensam que qualquer sinal de sucesso, felicidade, conquista ou uma coisa trivial que seja considerada “boa”, são prenúncios de notícias ruins ou tragédias, pois não se sentem merecedoras das coisas boas que a vida pode oferecer.

Os indivíduos nessa situação não sabem como reagir quando alguma coisa positiva acontece. Tem enorme dificuldade em agradecer, em elogiar, em aceitar o sucesso.

Como exemplo, podemos usar uma oportunidade de trabalho para alguém que sempre reclama da dificuldade em conseguir emprego. A pessoa vai para a entrevista já com a certeza de que não vai passar no teste, ou qualquer coisa neste sentido. Volta para casa reclamando do trânsito, da entrevista, das características do trabalho e etc. Como o sujeito não se acha capaz de conseguir a vaga, se prepara para o fracasso, ao comentar em casa sobre o ocorrido, provavelmente vai receber palavras desencorajadoras, xingamentos e similares. Quando e se ele for escolhido para trabalhar, vai ser um choque tão grande, que ele não vai acreditar, vai achar que é brincadeira, piada ou que só estão fazendo isso para provarem que ele não é capaz. E aí começa a autossabotagem. Atrasos, faltas, doenças psicossomáticas e etc. vão aos poucos fazendo com que a demissão seja inevitável.

E com a demissão vem o alívio, a oportunidade de poder reclamar de novo, de poder viver em paz a própria infelicidade. Isso ocorre não só no âmbito profissional, mas em todos as outras áreas da vida, tornando o individuo refém de si mesmo.

Acredite, nós temos um propósito de vida, encontrar a felicidade. Não tenha medo, não se cobre demais, vá atrás dos seus sonhos!

Coragem e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...