segunda-feira, 1 de abril de 2019

Neuroses

Neurose ou neuroticismo é o nome que se dá ao transtorno em que o indivíduo reage de forma desproporcional e, muitas vezes, incontrolável diante de determinadas situações. A dificuldade de regular as emoções e o excesso de sensibilidade emocional caracterizam essa condição.

É importante entender que a neurose não é apenas uma preocupação excessiva com algo por muito tempo, mas sim a reação exagerada e desorganizada frente às situações que despertam essa preocupação.

Uma característica fundamental das neuroses é que, em nenhum momento, o sujeito perde a noção de si mesmo ou do que está fazendo. Pelo contrário: ele tem consciência do que está acontecendo, mas ainda assim não consegue controlar a intensidade de suas reações. Seu comportamento pode destoar do que seria socialmente esperado, o que gera desconforto e sofrimento.

A neurose é marcada por intensa ansiedade e angústia, que podem gerar não apenas consequências emocionais, mas também efeitos físicos e fisiológicos, como dores, alterações no sono ou na digestão.

Apesar disso, é seguro afirmar que a grande maioria das pessoas já vivenciou episódios neuróticos em algum momento da vida. A neurose pode estar presente em quadros como depressão, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outras condições psíquicas.

Assim como em muitos transtornos mentais, a neurose costuma ser percebida por meio de sinais como preocupação desproporcional aos fatos, medo excessivo diante de situações cotidianas, evitação de locais seguros, variações de humor ou manifestações de histeria. Muitas vezes, esses sinais se confundem com os sintomas do TOC ou de transtornos de ansiedade.

Outro ponto importante é que os episódios neuróticos podem surgir de forma repentina, especialmente em pessoas mais vulneráveis emocionalmente. Por isso, o tratamento deve começar o quanto antes, para evitar agravamentos.

A abordagem mais efetiva envolve o acompanhamento conjunto de psicólogo e psiquiatra, com intervenções psicoterapêuticas e, se necessário, o uso de medicação e exames complementares.

Se você percebe em si algum desses sintomas, procure ajuda. As neuroses são comuns, tratáveis e não há motivo para sentir vergonha em buscar apoio. Sua saúde mental vale muito mais do que qualquer julgamento. E cuidar de você é sempre o melhor caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...