segunda-feira, 13 de maio de 2019

A Corrupção vem desde 1500

Demos azar. Simples assim.

Nós e os índios. E, por consequência, boa parte da humanidade, que hoje poderia ter um país mais verde, mais bonito, talvez menos acolhedor, mas muito mais rico e desenvolvido.

O rumo que aquele navio tomou e que trouxe os portugueses para cá foi, talvez, a pior coisa que poderia ter nos acontecido. Em busca apenas de riquezas, e não de terras ou moradia, fomos saqueados desde o primeiro pisar. E continuamos sendo, 520 anos depois. A diferença é que agora o saque vem pelos descendentes e pelos nascidos aqui mesmo.

Parece que a corrupção virou um gene que se transmite de geração para geração, atingindo quase toda a população. Engana-se quem acha que só os políticos são corruptos ou que corrupção só existe na compra de votos para aprovar um projeto ou emenda.

Não.
Ela está na tentativa de se livrar do bafômetro. Nos cinquenta reais entregues ao guarda quando a carteira está vencida. No gato da TV a cabo, no desvio de luz e água, em quem passa sem pagar pela catraca do metrô, em quem entra atrás de um caminhão para evitar o pedágio, em quem recebe troco a mais e finge que não viu, ou em quem dá troco errado de propósito.

A corrupção virou rotina.
Está em qualquer contrato em que o responsável recebe um valor para assinar, onerando a própria empresa. Está nos fiscais de renda que cobram propina para aprovar trabalhos que já deveriam ser aprovados, e nos que aceitam aprovar o que está mal feito, causando prejuízo ao Estado ao devolver dinheiro indevidamente. Está na sonegação do imposto de renda, e mais ainda, no mau uso do imposto que foi pago.

Enquanto não conseguirmos, e me incluo nisso, transmitir às próximas gerações a importância de viver honestamente, político vai continuar sendo carreira e passar a perna nos outros vai seguir sendo rotina.

Enquanto DVDs piratas entrarem em casa, músicas forem baixadas ilegalmente por softwares obscuros, e a nota da prova dos filhos for mais importante do que o modo como eles conseguiram aquela nota, estaremos seguindo rumo ao fundo do poço. Um poço que, pelo visto, não tem fim.

Boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...