Muitas pessoas tem medo, até mesmo pavor só ao pensar em ficarem sozinhas.
É como se ficassem à margem da necessidade social de estar sempre dividindo a vida com alguém, seja um namoro, morar junto, casamento, ou até mesmo encontros fixos com pessoas que já são casadas, mas fazem com que se afaste a ideia da solidão.
Emocionalmente é sabido que quem não consegue ficar sozinho, é porque não suporta a si mesmo e busca em utras pessoas uma razão, um sentido para a vida. Mas ao não conseguir viver sozinha, essa pessoa já mostra como será difícil para outra pessoa conviver com ela.
Precisamos, todos, de um pouco de tempo para o autoconhecimento, para a nossa própria evolução e para entender que se for para ter outra pessoa ao nosso lado, tem que ser para somar, para melhorar um dia que amanheceu ruim, para amenizar uma noite que parecia fadada ao tédio, para deixar o coração mais leve e tranquilo.
Relacionamentos que precisam de muito trabalho para continuar, que precisam de sofrimento, discussões, brigas e explicações, são responsáveis por grande parte dos problemas de ansiedade, depressão, entre tantos outras ramificações que derivam destes dois e criam severos problemas de saúde mental.
E tentar salvar relacionamentos que estão naufragando à deriva apenas para fugir da solidão é como ser a chapeuzinho vermelho que vive fugindo do Lobo Mau, mas nunca se afasta dele;
É querer o tempo todo justificar o sofrimento com um possível amor, o ciúme com um pseudo cuidado, a insegurança com a máscara da confiança.
É colocar nas costas dos filhos o peso das brigas, criar o mito de sofrer em nome da família para suportar um casamento que acabou há tempos.
Queridos, relacionamentos só podem existir se foram bons, para passar momentos agradáveis juntos, chorar de tanto rir, compartilhar bons momentos e fazer uma linda história. Pedras no caminho? Sim, podem ter, mas que possam ser facilmente desviadas, pois quem coloca uma montanha em seu caminho, não lhe fará bem.
Liberdade, carinho, respeito e fundamentalmente amizade. Se seu par não é seu amigo, ele fará o que for preciso para lhe afastar dos seus. E entre viver sozinho e com uma única pessoa que te afasta de todos os outros, não há a menor dúvida de que a solidão é muito mais atraente.
Nosso tempo é curto demais para desperdiçarmos com lágrimas de tristeza ou dúvidas com relação às pessoas que farão parte da nossa vida, porque, no final das contas, quem vai passar a jornada toda ao seu lado é apenas e tão somente você mesmo!