Sempre que existe um caso de traição em um relacionamento, a pessoa traída insiste em querer saber os motivos que levaram seu par a cometer o ato de traição.
E esse é um tema espinhoso, porque talvez seja a segunda razão de maior sofrimento emocional, perdendo apenas para o luto.
E talvez o mais importante não seja descobrir os motivos e sim o que fazer com a informação, com a confirmação, com o conhecimento.
Se você opta por aceitar e perdoar, vai ter, certamente, dificuldade em voltar a confiar e vai começar a se questionar sempre que alguma coisa sair fora do combinado.
Se desistir e terminar mesmo, vai precisar de um tempo para refletir o que deu de errado. Não adianta colocar a culpa apenas em si, como também não adianta querer culpar apenas o outro. Há necessariamente uma divisão de responsabilidades em tudo o que acontece em um relacionamento. Essa reflexão será fundamental para que os próximos relacionamentos tenham mais sucesso.
Mas, precisamos falar também, sobre o que mantem um relacionamento ruim e como isso interfere diretamente na traição.
Muitos casais, principalmente nas chamadas famílias mais tradicionais ou mais antigos, tem muita dificuldade em lidar com uma separação, por questões morais, religiosas e financeiras, acabam sustentando um relacionamento no qual é impossível serem felizes, o que vai facilitar uma traição.
Além disso, essa falsa moral faz com que muitas pessoas não tenham coragem de assumir a traição, por entenderem que vão ficar marcadas, faladas e etc... E assim, para se proteger, colocam em risco a vida emocional do seu par.
E, claro, para a traição existir é preciso incluir o desejo, a líbido e um monte de outras coisas que também são usadas como premissas para justificar o fato, a bebida reside em grande parte delas.
Se o ser humano não fosse capaz de se render aos seus desejos, não haveria relacionamento monogâmico. Porque desejo todos tem, não há quem não se sinta atraído por uma celebridade, ou alguém dentro dos chamados "padrões de beleza", mas contra o desejo, existe o superego e quando ele não funciona seu "dono" precisa lidar com as consequências do seu descontrole.
Boa Semana!

