segunda-feira, 26 de abril de 2021

As Idades e a Expectativa

 A expectativa é um problema que nasce praticamente junto com a gente.

Quando aprendemos a saciar a fome, ou a sanar o sono quando dormimos, criamos as primeiras expectativas. Esperar o peito materno, a tranquilidade de uma grande noite de sono, porém, são pequenos problemas.

A tendência da expectativa é crescer junto com a criança, que é educada a esperar o presente do papai noel, os ovos do coelhinho da páscoa, o nariz crescer quando fala uma mentira, entre tantas outras coisas.

O problema é que junto com a expectativa, vem a frustração e ela também aumenta com o passar do tempo, quando o presente do papai noel não era o que ela queria, quando o coelhinho deixa uma caixa de bombom no lugar do ovo que ela queria e etc.

Na adolescência a expectativa explode e pode levar à necessidade de ajuda profissional. Quem espera demais dos outros, tende a ter frustrações perigosas e abrir mão das próprias vontades e decisões, para tentar alcançar a expectativas que criou, mesmo sabendo que não depende só dela conseguir.

A parte boa, é que depois de sofrer muito com as expectativas, algumas pessoas aprendem e passam a ter mais paz e tranquilidade na fase adulta e no caminho para a chamada "terceira idade".

Quem consegue lidar com seus atos e consequências, entende seu papel no mundo e o que não pode mudar, tem muito mais facilidade para viver em paz sues dias futuros.

Eu mesmo, depois de quase 50 anos bem vividos, só tenho uma expectativa na vida, começar a virar jacaré...

2 comentários:

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...