segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O que ficou do coronavírus

 A pandemia do coronavírus ainda não acabou, longe disso.

Mas, aos poucos, aquelas pessoas que passaram os últmos 19 meses se cuidando da melhor maneira possível, começam a se sentir um pouco mais confortáveis para realizar pequenas tarefas e atividades ao ar livre.

A vacina foi a única arma que conseguimos para que essa melhora fosse possível e é de se esperar que precisemos tomar doses de reforço durante muito tempo, até que uma nova epidemia apareça por aí.

Não, não é pessimísmo e nem alarmismo, são apenas constatações da comunidade cientifica. Uma nova cepa, um novo vírus, a falta de educação que leva à pobreza, a miséria, a falta de higiene, a população creescente. Tudo isso nos leva a acreditar que se não houver nada pior do que passamos agora, ao menos coisas parecidas estão por vir.

Mas não é sse o ponto que eu quero tocar nesse momento.

É impossível ter tirado algo bom de uma doença que levou quase 5 milhões de pessoas embora mais cedo, mas além disso, tudo o que pudemos perceber foi a degradação do ser humano, que mostrou o pior dos seus lados. A ignorância, o egoísmo, a falta de empatia nos levaram a passar por essa situação de uma forma ainda mais terrível.

Experimentos que levavam pessoas à morte, medicação ineficaz superfaturada e adquirida em toneladas, briga com a ciência e a corrupção na aquisição de vacinas e equipamentos hospitalares. Ninguém se slavou no cenário político mundial e por agirem assim, milhares de pessoas também não se salvaram.

Descobrimos que o dinheiro está acima da vida, quando vemos filhos mentindo sobre a morte dos pais para conseguir benefícios políticos, quando médicos que deveriam salvar vidas se dipõem a dar alta da UTI ou simplesmente deixar os pacientes morrerem para liberar vagas e "melhorar" os números.

E o pior, pessoas que defenderam tudo isso, sem compaixão, sem um pingo de empatia por todos aqueles que perderam seus entes queridos e boa parte de sua vida, por "torcer" pra políticos.

O que ficou dessa pandemia é que se não tomarmos cuidado, deixaremos de ser pessoas e vamos definitivamente virar simples números em uma equação trágica...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...