terça-feira, 17 de maio de 2011

Preconceito


Um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico.. Esta é a definição de preconceito.

E depois de 2 milênios ainda existe quem se ache o "Centro do mundo". Alguns seres humanos têm tamanha falta de senso a ponto de achar que são os únicos e exclusivos donos da verdade, da situação, das opiniões, das críticas válidas.

Na grande maioria das vezes, tamanha empáfia não passa de uma grande frustração por saber que na realidade, não é nada daquilo que pensa, pois sabe que muitos daqueles que são vistos como inferiores, na verdade, em todos os sentidos, são muito mais capazes.

No mar de hipocrisia em que nos afogamos mais a cada dia, vemos várias pessoas que falam por falar, sem dar o mínimo valor à própria palavra, e consequentemente nem elas mesmas acreditam em absolutamente nada daquilo que falam e mesmo assim se acham capazes de julgar outras pessoas pela cor de sua pele, pelo dinheiro que tem no bolso, ou pela roupa que tem no corpo.

Essa ignorância toda vem desde a colonização. Historicamente o Brasil é um país relativamente jovem e a abolição da escravidão por aqui ainda não completou 150 anos. 

Menos mal, que vemos hoje a diminuição, mesmo que lenta destas formas de racismo, mesmo sabendo que existem muitas e muitas pessoas que agem de forma velada, que no íntimo tem vontade de atravessar a rua quando cruzam com um negro, ou com um mendigo, e acabam sendo assaltadas dentro do banco por um branquelo bem vestido, mesmo que eu ainda veja atendentes que perdem vendas e boas comissões por não saber que pessoas que tem muito dinheiro nem sempre usam ternos italianos e roupas da moda e depois ficam boquiabertas ao ver seu colega fazendo o dia com uma venda que ela talvez não faça no mês.

Justamente por causa de todos estes absurdos, temos que valorizar cada vez mais e com maior intensidade todas as conquistas e todo o sucesso alcançado pelas pessoas que sofreram com o preconceito, na infância, na juventude, na faculdade e no serviço e que hoje olham de cima para aqueles que um dia julgavam ser de uma classe de pessoas superiores, sem saber que capacidade, perseverança, inteligência e aplicação não tem residência fixa, não precisa de dinheiro e nem tem tampouco cor.

2 comentários:

  1. Elso, perfeito. Isto de entrar em lojas de roupas ou mesmo em uma concessionária de carros para comprar carro zero de alto valor, mas como ando de maneira simples, fui muitas vezes ignorado. Saia da loja e ia para outra. Tem muito babaca mesmo neste mundo. Precisava ver a cara dos caras quando me viram em Patos de Minas descendo de meu brinquedinho favorito. hahaha

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Elias.
    Quantas vendas foram perdidas e quantas foram feitas e depois desfeitas porque o "bonitinho" não tinha o que "aparentava ter".
    ABraço!

    ResponderExcluir

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...