terça-feira, 18 de novembro de 2014

Liderança




Uma palavra pode ter muitos significados, ser usada de várias formas e maneiras diferentes, mas poucas podem ser tão ambíguas quanto "liderança". Aparentemente liderança é algo bom, mas existem tantos tipos de líderes, que a liderança chega a ser perigosa.

Líder do tráfico, líder dos bandidos, líder dos conspiradores e aqueles líderes que não sabem liderar nada.

Normalmente, para se chegar à liderança, é necessário conquistar o respeito, mas muitos líderes não tem essa capacidade e acabam alcançando a liderança através do medo, da violência, da crueldade, outros, não conseguem nem uma coisa e nem outra.

Existem também as lideranças ideológicas, líderes políticos, religiosos, estudantis, aqueles que se apegam a um tema, uma bandeira, uma ideia e passam a disseminar a sua opinião, angariando seguidores e formando grandes grupos que, por muitas vezes, os seguem cegamente, acreditando em algo que nunca viram, nem mesmo pesquisaram. 

Esses líderes misturam respeito com medo, e uma pitada de mentiras, normalmente tentando destruir os argumentos das lideranças opostas na maior parte do tempo e defendendo-se dos ataques, do que efetivamente expondo ou criando alguma ideia. O mais impressionante nesses casos é o carisma de quem lidera, pois mesmo com muitas dúvidas e interrogações ainda conseguem manter um exercito firme.

Não podemos esquecer das lideranças esportivas, mas essas são mais diversificadas e normalmente trocam de mãos com maior frequência. Uma corrida pode ter muitos líderes do seu início até o final, mas só depois que termina o campeonato, um piloto ganha o respeito e admiração, quase heroica da conquista. Um time pode permanecer na liderança de um campeonato por quase todas as rodadas, mas aquele que liderar a última, é que será lembrado.

Claro, que existem também, as lideranças positivas, os chamados líderes-natos, que desenvolvem um dom para organizar grupos e conseguir unir pessoas diferentes em torno de um único objetivo, os líderes espirituais, que pedem apenas paz e harmonia, os líderes organizacionais, que conseguem driblar egos inflados, levantar mentes depressivas, acalmar almas ansiosas e seguir em frente.

E existe um líder que não pode ser substituído, nem subestimado. Você.

Se você não toma posse da sua vida, seja impondo respeito quando se olha no espelho e se obriga a fazer o que é necessário, você precisa lançar mão de todas as outras alternativas. Seja colocando limites em si mesmo, ameaçando um final de semana divertido se não tomar a atitude necessária, seja fazendo mantras repetitivos para acreditar que aquilo que você quer é de verdade o que você precisa, mesmo que nunca tenha tentado fazer, seja criando uma aposta consigo mesmo para que você se sinta motivado para alcançar seu objetivo, ou, sendo apenas racional e entendendo que se você não fizer algo por você, ninguém fará.

O único líder da sua própria vida que você não pode ser, é aquele que não sabe o que está fazendo, que não sabe o que quer e muito menos porque quer, pois estes, são aqueles que nunca vão conseguir nada, nem para si e nem para os outros.

Photo by Jehyun Sung on Unsplash



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...