domingo, 2 de novembro de 2014

Coragem Para Mudar




Zona de Conforto, essa expressão tem sido usada demais nos últimos anos.

E o que é a Zona de Conforto? 

Aquele lugar em que você se encontra quando acha que tudo está bom daquela maneira, a situação em que você perde a ambição e se acomoda. Não pensa mais em evoluir, em conhecer outras coisas, aceitar novos desafios, enfim, é a aceitação da vida, ou de uma área da vida, como definitiva.

Quando uma pessoa entra na zona de conforto no trabalho, deixa aquela garra para ganhar mais, ser promovido, ou expandir a empresa e acaba deixando de lado a preocupação com os resultados, ou individuais, ou coletivos, acreditando que o patamar atual será mantido sempre, e que este patamar é bom o suficiente para a vida atual que ela leva.

O problema é que a vida corporativa é dinâmica e o que hoje está indo "de vento em popa", amanhã pode pegar uma tempestade e com aquela morosidade e tranquilidade, a tempestade vai virar o barco.

Já enquanto uma pessoa que sempre busca mais, uma empresa que sempre quer mais, certamente estarão alertas para as eventualidades que possam acontecer e o barco pode balançar, mas com a disposição e com a coragem ele vai voltar a flutuar em alto mar.

Na vida pessoal é a mesma coisa. Por vezes mantem-se um relacionamento por comodidade, por "preguiça" de buscar mais felicidade, ou um sentimento diferente. Quando a zona de conforto se instala dos dois lados, a tendência é a monotonia eterna, a rotina desgastante. 

Porém, quando ela estaciona em um dos dois lados apenas, em algum momento virá o rompimento e ele tende a ser dramático, porque o confortável será pego de surpresa, pois em sua mente parada, tudo aquilo estava bom e tranquilo, e não iria mudar. E quando os olhos se abrirem, para entender que a vida precisava de um toque a mais, um restaurante diferente, um passeio diferente, uma noite diferente, já não fará mais diferença.

Para evitar surpresas, é necessário sempre ter coragem para mudar. Ter coragem até para correr o risco de perder, mas sabendo que com esforço, ou com uma surpresa diferente, um gesto inesperado, pode ganhar cada vez mais, seja profissionalmente, seja afetivamente.

Mesmo que você ache que está tudo bem, precisa evitar a rotina e a monotonia. As vezes apenas para manter as coisas boas, do jeito que estão, é preciso evoluir. É preciso ter coragem de mexer naquilo que aparentemente está certo, que está funcionando, porque só podemos saber se alguma coisa vai melhorar se tivermos coragem para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...