segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Planejamento




Todo fim de ano é a mesma coisa. Momentos de reflexão e de planejamento.

Fechamos os olhos e procuramos reescrever nossa trajetória, para lembrar o que alcançamos, as metas que atingimos, mas principalmente para tentar entender tudo aquilo que planejamos, mas não realizamos.

E nos preparamos para começar a planejar de novo, mas com propósitos. 
Não adianta fazer um plano para emagrecer 20 quilos, nem  o que fazer com o dinheiro da mega sena, nem tampouco pensar em quem vai demitir ou contratar quando aquela promoção sair. Isso não é planejamento, isso é sonho, ou melhor, devaneio.

Todo planejamento, na verdade, começa com organização, uma palavra mágica para que objetivos sejam alcançados. Sem organização, não há planejamento que resista por muito tempo.

Em primeiro lugar, devemos dividir o planejamento em áreas da nossa vida, distintas e tratar cada um de forma separada, apesar de todas serem interligados entre si. Cada um prioriza as áreas de acordo com o que acha mais importante e de acordo com o tempo, idade e pensamento.
As áreas a serem planejadas podem ser, por exemplo: Saúde, Trabalho, Estudos, Relacionamentos, Finanças, Espaço Físico e etc.

Na área da saúde, podemos usar como exemplo aquela pessoa que quer perder 20 quilos no ano. Esse planejamento precisa ser feito e trabalhado em conjunto com a força de vontade e autoestima.
Se você quer começar a fazer dar certo, já tem que atingir a meta logo em Janeiro, para não deixar pra depois e quando percebe está em novembro e com 5 quilos a mais.

Se organizar no trabalho, seja na empresa ou no home-office também é um bom desafio para o planejamento. Ter horários e regras, saber dosar o trabalho e o tempo livre, cumprir os horários e ser pontual, isso ajuda não só a vida profissional, mas permite a organização da vida pessoal também.

E o ponto mais importante, se livrar das lembranças dos planos frustrados e não cumpridos e das metas não atingidas. Se você ficar se remoendo com isso, vai ter dificuldade de acreditar no seu potencial para planejar a agir mo futuro.

Conseguindo isso, sua vida ficará mais limpa, com menos do passado e mais do presente, afinal, o ontem não volta mais, mas o presente nós estamos construindo e se nos organizarmos e planejarmos melhor, nosso futuro  tende a ter mais agradecimentos pelas conquistas, do que questionamentos sobre o que não fizemos.

Photo by airfocus on Unsplash






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...