terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Fé e Manipulação




Eu não sou uma pessoa muito ligada às religiões, mas sou ligado à minha própria fé.e acredito que ela é fundamental para que muitas pessoas acreditem nos seus sonhos e tenham força para caminhar rumo ao sucesso.

Conheço muitas histórias de pessoas que sozinhas não conseguiriam tudo o que têm, mas conseguiram através da fé. Claro, através de suas atitudes, mas que só foram possíveis, porque a fé ajudou a acreditar que era possível.

Porém, ao mesmo tempo em que eu acho isso importante, me incomoda um pouco a crença de que seu esforço, sua vontade, sua bondade, nada são sem a presença da fé e, mais ainda, me incomoda a passividade com relação às dificuldades, fracassos, problemas e todas as outras coisas negativas que são colocadas "na conta de Deus", tirando assim a responsabilidade pelos atos, ou pela falta deles.

A única coisa que me incomoda mais do que isso, é a manipulação da fé. Quando o frequentador da igreja, seja ela qual for, é manipulado de forma a acreditar que ele precisa "comprar" sua felicidade, sua tranquilidade, sua paz, seu sucesso profissional e financeiro.

E os Pastores, Padres e afins utilizam como arma o medo, deixando os fieis a mercê de sua vontade, sendo ameaçados a todo tempo, com o castigo Divino quando falta o dízimo, ou seja lá qual nome cada igreja escolhe dar.

É como se fosse um suborno aos céus, uma condição, que só se realizará mediante pagamento. Mas Deus certamente não precisa de dinheiro. Por vezes a comunidade é convidada para ajudar na manutenção da igreja, mas, na minha e penas minha opinião, não precisaria ajudar na manutenção das mansões daqueles que pregam o medo ao invés da fé.

A fé é invisível e não habita os templos, ela fica dentro do coração de que a tem, que a sente.

De nada adianta frequentar a igreja, o templo, as Mesquitas, se dentro do peito existe ódio, rancor, amargura. De nada adianta pagar para chegar ao céu, se aqui na Terra as suas atitudes não condizem com as suas orações.

O seu dinheiro, por mais que lhe digam ao contrário, não vai comprar sua absolvição, se é que alguém precisa ser absolvido.

Pagar para ser perdoado, depois de matar uma pessoa, arrasar uma família, até mesmo depois de uma simples mentira, não vai trazer de volta o que aconteceu.

A fé não é uma mercadoria, não tem preço e encher os bolsos das igrejas não fará com que ela seja mais ou menos eficaz.

Acredite, sim, mesmo que seja sem ver, apenas sentindo, mas fundamentalmente continue lutando, batalhando, pois nada cai do céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...