segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Inteligência Emocional

 
Dizemos que um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as próprias emoções com mais facilidade.

Sabendo lidar com as emoções, o sujeito tende a conseguir suportar melhor seus problemas e encontrar a motivação para seguir em frente, ir atrás dos objetivos sem deixar se abater por perdas e dificuldades.

Algumas das principais características da inteligência emocional são:

Capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, encorajar outros indivíduos.

De acordo com o Psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:

 Autoconhecimento emocional

 Controle emocional

 Automotivação

 Empatia

 Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais)

Esse controle das emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, pode ser considerado como um dos principais trunfos para o sucesso pessoal e profissional. 

Isso significa, em outras palavras, que mesmo passando por problemas pessoais em casa, ou emocionais em um relacionamento, o sujeito consegue manter o foco no seu trabalho e realizar suas tarefas com sucesso e qualidade, ou, no caso inverso, mesmo tendo problemas no trabalho, consegue chegar em casa e se divertir com os filhos ou com amigos e família, sem despejar nos outros o resultado do seu fracasso profissional momentâneo.

Por isso, em alguns casos, diz-se que a pessoa emocionalmente inteligente é mais valiosa do que aquela com um Q.I. elevado, mas com dificuldade de relacionamento.

Afinal, reconhecer e conseguir avaliar seus próprios sentimentos e até mesmo das outras pessoas e ter capacidade de lidar com isso, torna a pessoa especial dentro de um grupo.

Sabemos que é bastante difícil este trabalho de autoconhecimento e por isso mesmo é tão valioso. É importante, então, tentar com afinco entender o que se passa dentro de nós, pedir ajuda para decifrar isso quando necessário e principalmente manter o foco, encontrar a motivação e seguir em frente.

Os objetivos estão sempre um passo a nossa frente e quando os alcançamos, já estamos prontos para ir atrás dos próximos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...