segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Alcançando Objetivos


Não há nada mais importante para conseguirmos viver bem e sem cair no tédio e na rotina do que estabelecer metas e objetivos para todas as áreas da nossa vida.

Claro que os objetivos precisam ser criados de acordo com as possibilidades individuais de cada um e apenas após serem alcançados é que devem ser substituídos por outros maiores.

Nada é impossível, mas colocar como objetivo ganhar 1 milhão de reais no próximo ano sem sequer ter conseguido um emprego, pode criar uma expectativa que provavelmente vai virar frustração. Então, no caso acima, o melhor é criar como primeiro objetivo, por exemplo, conseguir um bom emprego.

Depois de ter colocado a si mesmo o objetivo, vem a parte mais importante, ter a coragem de alcança-lo. 

Afinal ficando em casa parado, aguardando o resultado esperado bater na sua porta não o levará a lugar nenhum.

Usando ainda o exemplo acima, para ter um bom emprego é preciso fazer mais do que deixar vários currículos nas portas das empresas, é preciso estar capacitado para concorrer às vagas, ou seja, estudar, conhecer sobre as empresas para as quais pretende trabalhar, se dedicar a conhecer o objeto do trabalho, se preparar para a entrevista, acordar cedo para não perder a hora, entre outras coisas. 

Digo isso porque muitas pessoas reclamam da sorte, da falta de oportunidades e de tantas outras coisas, mas se auto sabotam na hora de tentar aquilo que dizem almejar.

Outro ponto fundamental é não desistir dos objetivos em virtude dos obstáculos que surgem no caminho. Muitas pessoas desistem por medo de enfrentá-los, muitas perdem tempo demais para tentar destruí-los, mas o melhor a fazer na maioria das vezes é desviar o caminho, sem nunca desistir do objetivo.

Em uma conversa com um grande amigo há um tempo atrás, ele me disse que “Subir em uma pedra de gelo é muito difícil, pois escorrega demais” eu disse a ele que talvez o melhor fosse esperar o gelo derreter e passar sobre a água. Mas desistir ou se cansar demais não podem nunca ser opções.

Nada nos faz crescer mais na vida, tanto pessoal como profissional do que os objetivos. Sem eles seríamos sempre os mesmos, caminhando na mesma direção, em linha reta, sem esperar do futuro nada mais do que outro dia, até que outro dia não exista mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...