segunda-feira, 23 de outubro de 2017

As Vantagens do Silêncio


Se você não tem nada de bom a dizer, o melhor é ficar calado. E se o que consegue expressar é apenas ódio, ofensas, discórdia e desrespeito, também.

Se você não consegue entender que sempre existirão opiniões diferentes das suas, em praticamente tudo, é melhor não abrir a boca e nem mexer os dedos em um celular ou computador.

Se você adora “tirar sarro” dos outros, mas não consegue sorrir quando fazem o mesmo com você, é melhor não atravessar o caminho de outras pessoas.

Se você acha que está certo em tudo, que gosta do que é mais legal e interessante, e se irrita quando alguém gosta mais de algo que você detesta, aconselho-o a não sentar para conversar em um lugar com mais de 3 pessoas.

Agora, se você faz o oposto de tudo isso, mas se irrita em momentos com tamanha ignorância e desrespeito do que parece ser uma parte considerável das pessoas, aprenda a abstrair, meditar e valorizar o seu silêncio.

Sim, é difícil, eu sei, ouvir ofensas e ficar calado, apanhar virtualmente sem se defender, ou ver seu ponto de vista destruído apenas com violência e sem nenhum argumento, sem retribuir, mesmo que com mais um pouco de exposição do seu conhecimento você possa fazer aquela pobre alma perdida passar ainda mais vergonha.

O silêncio tem muitas vantagens, mas a maior delas é cortar o eco dos ignorantes, daqueles que não conseguem dialogar sem ofender, que não aceitam ouvir outra opinião. O silêncio dificulta o eco daqueles que sentem prazer em ver que houve uma resposta e assim podem espalhar ainda mais toda a sua fragilidade travestida em prepotência, normalmente através das redes sociais.

Não há nada no mundo que machuque mais os 'valentões' de plantão do que serem ignorados ou, pasmem, bem tratados. Eles não sabem lidar com nenhuma dessas situações. Quando ignorados, tendem a 'gritar' mais algumas vezes, até, enfim, desistir com mais palavras vazias. Se recebem uma resposta positiva desconcertante, expostos a outras pessoas, ruborizam, mesmo escondidos pelos bytes que os separam do agredido, e pedem desculpas ou desviam o assunto de forma nada agressiva.

Particularmente, para quem não aceita qualquer que seja o meu pensamento e minha forma de enxergar e participar do universo, minha única arma é o silêncio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...