segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O País da Impunidade

Semana passada, escrevi sobre fraudes e golpes para falar da "esperteza" do povo brasileiro, de como não há escrúpulos para extorquir pessoas — das mais humildes às mais abastadas — e de como a tentativa de enganar os outros é algo disseminado.

Mas isso acontece porque o nosso país nasceu na corrupção. Desde o descobrimento, os portugueses roubaram nossas terras, destruíram os povos indígenas e pilharam nossas riquezas. Entregavam ilhas de presente e faziam da colônia um brinquedo para alimentar a escória política e real de Portugal.

De lá até hoje, quase nada mudou. Somos governados por corruptos que pensam apenas em si mesmos, suas famílias e seus amigos próximos. Cada grupo que surge para governar — desde a menor cidade do menor estado até o país — é composto por membros de famílias que vivem da política há praticamente um século ou mais.

Somos um caldeirão de escândalos, onde só vai preso quem é escolhido para ser, enquanto outros criminosos iguais ficam livres, rindo da impunidade.

Sim, quem está preso deveria estar e deve permanecer, mas deveria receber a companhia de muitos outros — quase todo o Congresso Nacional, o Senado Federal e os laranjas que aparecem por aí.

Mas, infelizmente, nada acontece. Eles riem da nossa cara, aprovam aumentos, cortes e mudanças que os beneficiam, enquanto aqueles que realmente precisam perdem o pouco que têm.

E o pior: conseguiram criar uma guerra entre os incautos defensores de políticos, que brigam entre si e discutem usando sempre os defeitos do outro como argumento. Nós, que já éramos o país do "rouba, mas faz", agora somos o país do "seu presidente roubou mais do que o meu".

E assim caminhamos, nos conformando e agradecendo por estarmos vivos — mesmo depois de sermos roubados. Ainda há quem acredite que o mais importante é agradecer por ter perdido apenas bens materiais.

Como dizia o genial Renato Russo: "Vamos celebrar a estupidez humana..."

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...