Você já deve ter ouvido falar de pessoas que vivem indo ao hospital e, ao retornarem para casa, dizem que o médico não encontrou nada de errado.
Essas pessoas sentem dores reais, apresentam sintomas como tremores, falta de ar e até diarreia, mas, ao passarem por exames e diagnósticos, não apresentam nenhuma doença ou disfunção física. Nesses casos, a causa do problema é psíquica, e, mesmo sem uma manifestação biológica, afeta o organismo.
A somatização ocorre com mais frequência em pessoas que já possuem outros transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O tratamento, nesses casos, envolve psicoterapia e, em alguns casos, o uso de medicação prescrita por um psiquiatra.
Como não há uma causa biológica para a somatização, os sintomas podem surgir em qualquer região do corpo, causando desconforto e frustração no paciente, que, sem encontrar a origem do problema, acaba sem uma medicação eficaz.
Os sintomas mais comuns aparecem no sistema digestivo, como gastrite – uma das doenças mais ligadas às emoções –, e também no intestino, causando episódios frequentes de diarreia. O sistema nervoso também pode ser afetado, resultando em enxaquecas, formigamentos e dormências.
Infelizmente, muitas pessoas demoram meses ou até anos para buscar ajuda psiquiátrica, passando por vários especialistas na tentativa de encontrar uma explicação para seus sintomas. Mesmo quando médicos clínicos ou especialistas informam que não há uma doença física associada, a resistência em procurar um profissional da saúde mental pode prolongar o sofrimento.
Outro fator que dificulta o diagnóstico da somatização é que ela pode agravar doenças preexistentes, tornando o quadro ainda mais complexo.
Embora o diagnóstico definitivo das doenças psicossomáticas seja realizado pelo psiquiatra, outros médicos podem suspeitar do problema ao excluírem a presença de doenças físicas por meio de exames clínicos e laboratoriais.
Se você tem procurado o pronto-socorro com frequência, sem que os médicos encontrem uma causa para seus sintomas, talvez seja hora de buscar um psiquiatra e um psicólogo. Só assim você poderá recuperar sua qualidade de vida e voltar a ter tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário