segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Múltiplas Personaliades

Você já deve ter visto em algum filme ou algum livro histórias de pessoas que possuem dentro de sua mente outras pessoas, completamente dissociadas do indivíduo em si.

Isso é um transtorno mental, complexo, verdadeiro e chamado Transtorno dissociativo de identidade ( TDI ),

Normalmente o TDI é uma consequência de experiências traumáticas na infância, podendo ser algum evento violento ou que gerou grande medo, mas com maior frequência abuso físico ou sexual. Pode se manifestar pela primeira vez em qualquer idade, pois são situações colocadas involuntariamente no inconsciente e que encontram no TDI uma forma de se manifestarem. Este distúrbio psicológico causa mudanças na percepção de si mesmo e acaba se manifestando por meio de amnésias, distúrbios do movimento, aumento da sensibilidade, entre outras coisas. É comum que outros transtornos apareçam em conjunto, tais como: ansiedade, depressão e etc.

Quando o paciente retorna à sua personalidade real, se sente desorientado, perdido, fora do próprio corpo, entre outros sinais.

Obviamente o indivíduo apresenta grandes dificuldades no convívio social e profissional, pois não há uma hora ou local para que ele mude de personalidade e deixe de ser o funcionário, ou o colega e se transforme em alguém completamente diferente.

Ainda não existe cura para o TDI, mas o trabalho conjunto entre psiquiatra e psicólogo pode diminuir bastante os episódios e fazer com que as múltiplas personalidades desapareçam e o paciente volte a ter apenas uma.

Para isso é fundamental obedecer a prescrição dos medicamentos e o processo terapêutico, para que o paciente aprenda a lidar e conviver de forma mais tranquila com a situação.

Boa Semana e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...