segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Marketing Pessoal


Nos dias atuais, não é mais suficiente apenas ser bom na sua área ou acumular conhecimentos para fomentar o currículo. Talvez isso nem seja o mais importante, infelizmente.

O marketing pessoal acaba tomando o lugar do conhecimento, da prática e das habilidades e, em muitos casos, apenas após a contratação de pessoas ou serviços os contratantes descobrem que a imagem não condiz com o resultado.

Existem profissionais especializados em marketing pessoal, ou seja, pessoas que se capacitaram na criação de personagens para a vida real, sem se preocupar se essa ficção vai causar danos reais a quem fecha um contrato com alguém que, efetivamente, não existe.

Até “especialistas” em currículo encontramos com facilidade em anúncios por aí. E, se uma empresa desavisada contrata sem a devida entrevista comprobatória das aptidões descritas, acaba “caindo do cavalo”.

O inglês é um caso típico. Em muitos currículos, o “inglês fluente” aparece, mas, na hora da conversa, por vezes o candidato não entende nem as perguntas básicas. O Excel é outro forte argumento utilizado nos currículos, mas, sem conhecimento de matemática, fica difícil criar uma fórmula.

Há muito tempo sabemos que muita gente compra produtos por conta da embalagem, livros pela capa, filmes por uma sinopse bem feita. Mas chegamos a um momento tão deprimente no qual “compramos” pessoas pela sua imagem.

Curtidas, compartilhamentos e visualizações são mais efetivos do que o resultado na prática. Adolescentes que viram celebridades, pseudojornalistas que ganham fama por tuitar opiniões compradas para angariar eleitores, busca incessante pela fama. Tudo isso se torna mais relevante do que o caráter e a qualidade.

Sem marketing pessoal, o bom profissional não sobrevive. E, com o marketing pessoal, ele concorre com tantos outros que antigamente não teriam espaço se não buscassem o aprimoramento.

Portanto, tenha cuidado ao contratar alguém ou ao se deixar influenciar por “celebridades”. Procure informações, dê mais atenção às críticas do que aos elogios e, principalmente, não pague mais apenas para parecer chique. Muitas vezes, os melhores serviços vêm de onde menos se espera.

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...