Esta semana vou continuar a escrever sobre psicologia organizacional, ou seja, voltada para o trabalho.
O assunto será a rotatividade dos funcionários e colaboradores.
Existem dois pontos importantes a serem tratados nesse tema.
O primeiro diz respeito à incapacidade de alguns gestores que têm em seu departamento uma rotatividade maior do que a esperada. Normalmente, esses gestores colocam a culpa nos funcionários contratados pela empresa. Em alguns casos eles podem até ter razão, mas quando a maioria dos contratados não permanece por um tempo razoável, isso é um claro sinal de má administração de pessoal.
Nesse cenário, a empresa pode perder talentos que foram desperdiçados pela falta de habilidade, conhecimento e capacidade do chefe da seção ou departamento.
O segundo ponto está nos colaboradores acomodados em seus cargos, que não pensam em evoluir. Querem apenas garantir o pagamento no final do mês, de preferência com pouca ou nenhuma responsabilidade no trabalho.
Esses, à primeira vista, parecem bons funcionários, normalmente longevos na empresa. Porém, na prática, podem estar ocupando o cargo de alguém promissor que está disponível no mercado de trabalho.
Todo colaborador precisa ter um pouco de ambição, vontade de aprender, crescer e evoluir junto com a organização.
Todos perdem quando alguém se acomoda, pois fica a impressão de que está tudo bem, que o resultado é suficiente e que é possível pagar salários e contas sem maiores esforços. Na realidade, os concorrentes vão, pouco a pouco, conquistando espaço, e o comodismo tende a se transformar em fracasso.
Ambição não significa passar por cima dos colegas, nem usar outras pessoas como escada. Ambição pode ser a melhor maneira de crescer e alcançar novos objetivos.
Nenhum atleta se torna o melhor em seu esporte sem a ambição de melhorar e evoluir. Da mesma forma, nenhum assistente se torna diretor se não aprender e lutar por isso.
Portanto, é preciso atenção tanto aos funcionários que saem cedo demais e com grande frequência, quanto àqueles que permanecem muito tempo no mesmo lugar sem demonstrar evolução.
Uma semana cheia de crescimento e evolução para todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário