segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Feliz Natal e Feliz 2020!

Chegamos ao fim de mais um ano, mais um ciclo se fechando, mais  uma vez nos vemos pensando em tudo o que fizemos e tudo o que deixamos de fazer.

Esse ano percebi que nada disso adianta. E olha que as minhas expectativas no final do ano passado já não eram das melhores, mas ainda assim o dia a dia acabou mostrando que as coisas poderiam, e foram, piores - para mim -, do que imaginava.

Contudo, depois de um ano tão complicado como o que passou, onde a tristeza quase me derrubou, é gratificante olhar no espelho e ver  que de uma forma ou de outra consegui chegar até aqui. E, claro, consegui pincelar muitas coisas boas no meio do furacão que passou por aqui.

Aprendi na prática o que passo para muitos dos meus pacientes, entendi a importância do meu trabalho quando me vi precisando de remédios para lidar com a depressão.

Agora quero tentar acreditar que depois da tempestade vem a bonança e que dias melhores e mais tranquilos virão.

Sei que para muitos o ano foi bom, e fico feliz por isso, pois não há nada melhor do que saber que pessoas de quem gostamos estão felizes, assim como sei que para meus familiares o ano foi tão difícil quanto foi para mim e fico grato por saber que eles conseguiram chegar até aqui também.

Mas 2019 está ficando para trás, mais páginas que foram escritas no livro da nossa vida. Agora vem mais um capítulo e eu desejo que nele estejam histórias incríveis de felicidade, alegria, uma quantidade incontável de sorrisos e novidades. Com sonhos realizados, desejos alcançados, amor, prosperidade, sucesso. Muito trabalho, muita saúde e o mais importante, encontrar a cada dia uma nova razão para viver e não desistir.

Desejo, também, que o Natal de cada um de vocês seja muito iluminado, ao lado das pessoas amadas e mesmo que não estejam próximas, que consigam sentir a energia que emana de cada familiar, cada amigo distante, até mesmo o sopro da lembrança de quem se foi.

Que encontrem a paz e a harmonia independente de qualquer coisa e que todos entendam que sua passagem aqui pela Terra já é motivo de gratidão e felicidade. E mais, que se estamos aqui, é porque temos a obrigação de encontrar esta felicidade!

Sigamos em frente! Feliz Natal e Feliz 2020!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Respira!

Em alguns momentos específicos das nossas vidas, temos vontade de jogar tudo para o alto, ir vender coco na praia e tantas outras coisas, porque temos a impressão de que não aguentamos mais seguir em frente.

Para a grande maioria que não desistiu e ainda está lutando, depois desses momentos de impulsividade, o trem da vida seguiu em frente.

Paramos, respiramos, deixamos para trás o que nos aborreceu e demos mais uma chance para nós mesmos.

De nada adianta, apesar de por vezes ser inevitável, se irritar com algumas coisas. Uma fechada no trânsito, obras pela manhã, problemas no trabalho. Tudo isso acontece com todo mundo e depois passa. Por isso, quando essas ou outras coisas acontecerem, antes de explodir, respira.

Procure sempre pensar antes de agir. Seja mais empático. O cara que te fechou pode não ser um folgado, mas alguém com problemas que, por um instante, perdeu o foco no trânsito. O trabalhador da obra não está ligando a betoneira às 7h da manhã porque deseja, e sim porque precisa fazer isso.

Assim como, certamente, você também faz coisas que desagradam outras pessoas, mas que mesmo assim precisa fazer.

Vamos tentar ser mais compreensivos, mais pacientes, mais humanos. Se algo te irrita, para e respira.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Drogas, Educação e Conhecimento

Particularmente tenho muitas dúvidas sobre as razões que levam um jovem a começar o consumo de drogas.

Sei que muitas das explicações se assemelham ao consumo de tabaco e consumo excessivo de bebida alcoólicas.

Tais como: Se divertir melhor, sair da realidade estressante, relaxar,socializar, entre tantas outras coisas.

O grande problema é que, assim como o cigarro e o álcool, as drogas matam, mas diferente dos dois primeiros, as drogas matam mais rápido, mais cedo e acabam não matando apenas quem consome, e sim a família toda.

O Vício é tão forte, que para comprar a droga, o individuou é capaz de roubar a própria casa, agredir, até mesmo fisicamente, seus familiares e nos extremos perder tudo, inclusive a dignidade.

Além desses problemas pessoais, sabemos que o vício alimenta uma indústria criminosa, comandada por bandidos e com a conivência de boa parte da sociedade, de nossas corporações e principalmente do poder público.

Também sabemos que classe social não é problema para os traficantes, pois dos mais abastados e famosos até os que não tem dinheiro para comprar um pacote de biscoito, são clientes da chamada boca.

A meu ver, a única saída é, como sempre, a educação, pois com ela vem o conhecimento e ao saber verdadeiramente os prejuízos físicos, mentais e financeiros que as drogas causam, a chance de diminuir os usuários aumenta.

Mas infelizmente muitas das nossas escolas além de não tratar o tema, ainda são pontos de venda e distribuição, onde os adolescentes encontram com facilidade o que vai em algum momento lhes custando a vida.

O Viciado que infelizmente não consegue abandonar o vício, sempre tem vida curta, seja por causa dos efeitos da droga, seja por não conseguir pagar ao traficante, seja por virar um funcionário dele que vai enfrentar a polícia. A verdade é que se não for um usuário rico, famoso, que recebe a encomenda em casa, dificilmente vai sobreviver até os 30 anos de idade.

Mas ninguém se importa quando morre um pobre das comunidades que não tinha mais dinheiro para sustentar um vício, que por falta de informação e conhecimento, começou nas drogas e que todo mundo já sabia como ia sair.

Eduquem suas crianças, cuidem, acompanhem, conheçam seus amigos, o perigo pode estar muito próximo.

Boa Semana!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Sociologia

Como seria bom se, em nosso país, a educação fosse levada a sério e mais pessoas pudessem ter acesso ao estudo da sociologia.

A sociologia tem como objetivo analisar, entender e classificar os agrupamentos de pessoas, além de apresentar propostas para a melhoria da qualidade de vida desses grupos sociais.

Todos os profissionais utilizam, ainda que indiretamente, o trabalho da sociologia para atender seu público, compreender as diferenças estruturais de cada camada social e direcionar suas atividades.

Existe um elo forte entre sociologia e psicologia, pois o ponto de partida de toda sociedade é o comportamento individual dos elementos de um grupo. A formação e o surgimento de líderes, os seguidores e apoiadores e aqueles que simplesmente seguem regras e determinações também são influenciados por esse comportamento.

Além da psicologia, a antropologia e a economia são pontos de interseção com a sociologia. A antropologia conta a história dos grupos e a economia ajuda a entender a formação das classes sociais.

O trabalho do sociólogo, no mundo ideal, seria fundamental para que áreas governamentais pudessem intervir, por meio de ações sociais, com mais qualidade e direcionamento, de acordo com as necessidades de cada comunidade.

Ao entender o funcionamento de cada grupo, seus interesses e sua organização, torna-se mais fácil para os poderes públicos planejarem ações sociais, legais e até mesmo policiais.

Políticos, apesar de muitas vezes não apoiarem o estudo da sociologia nas escolas, utilizam seus conceitos e contratam profissionais, especialmente em épocas de campanha, para saber em quais locais devem ir, onde terão mais apoio, onde precisam prometer coisas que não vão cumprir e até como se vestir e se comportar em cada visita.

Esses são apenas alguns dos benefícios da sociologia. Para saber mais sobre essa profissão tão importante, seria necessário um texto mais amplo e completo.

Boa semana.



Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...