Como seria bom se, em nosso país, a educação fosse levada a sério e mais pessoas pudessem ter acesso ao estudo da sociologia.
A sociologia tem como objetivo analisar, entender e classificar os agrupamentos de pessoas, além de apresentar propostas para a melhoria da qualidade de vida desses grupos sociais.
Todos os profissionais utilizam, ainda que indiretamente, o trabalho da sociologia para atender seu público, compreender as diferenças estruturais de cada camada social e direcionar suas atividades.
Existe um elo forte entre sociologia e psicologia, pois o ponto de partida de toda sociedade é o comportamento individual dos elementos de um grupo. A formação e o surgimento de líderes, os seguidores e apoiadores e aqueles que simplesmente seguem regras e determinações também são influenciados por esse comportamento.
Além da psicologia, a antropologia e a economia são pontos de interseção com a sociologia. A antropologia conta a história dos grupos e a economia ajuda a entender a formação das classes sociais.
O trabalho do sociólogo, no mundo ideal, seria fundamental para que áreas governamentais pudessem intervir, por meio de ações sociais, com mais qualidade e direcionamento, de acordo com as necessidades de cada comunidade.
Ao entender o funcionamento de cada grupo, seus interesses e sua organização, torna-se mais fácil para os poderes públicos planejarem ações sociais, legais e até mesmo policiais.
Políticos, apesar de muitas vezes não apoiarem o estudo da sociologia nas escolas, utilizam seus conceitos e contratam profissionais, especialmente em épocas de campanha, para saber em quais locais devem ir, onde terão mais apoio, onde precisam prometer coisas que não vão cumprir e até como se vestir e se comportar em cada visita.
Esses são apenas alguns dos benefícios da sociologia. Para saber mais sobre essa profissão tão importante, seria necessário um texto mais amplo e completo.
Boa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário