segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Drogas, Educação e Conhecimento

Particularmente tenho muitas dúvidas sobre as razões que levam um jovem a começar o consumo de drogas.

Sei que muitas das explicações se assemelham ao consumo de tabaco e consumo excessivo de bebida alcoólicas.

Tais como: Se divertir melhor, sair da realidade estressante, relaxar,socializar, entre tantas outras coisas.

O grande problema é que, assim como o cigarro e o álcool, as drogas matam, mas diferente dos dois primeiros, as drogas matam mais rápido, mais cedo e acabam não matando apenas quem consome, e sim a família toda.

O Vício é tão forte, que para comprar a droga, o individuou é capaz de roubar a própria casa, agredir, até mesmo fisicamente, seus familiares e nos extremos perder tudo, inclusive a dignidade.

Além desses problemas pessoais, sabemos que o vício alimenta uma indústria criminosa, comandada por bandidos e com a conivência de boa parte da sociedade, de nossas corporações e principalmente do poder público.

Também sabemos que classe social não é problema para os traficantes, pois dos mais abastados e famosos até os que não tem dinheiro para comprar um pacote de biscoito, são clientes da chamada boca.

A meu ver, a única saída é, como sempre, a educação, pois com ela vem o conhecimento e ao saber verdadeiramente os prejuízos físicos, mentais e financeiros que as drogas causam, a chance de diminuir os usuários aumenta.

Mas infelizmente muitas das nossas escolas além de não tratar o tema, ainda são pontos de venda e distribuição, onde os adolescentes encontram com facilidade o que vai em algum momento lhes custando a vida.

O Viciado que infelizmente não consegue abandonar o vício, sempre tem vida curta, seja por causa dos efeitos da droga, seja por não conseguir pagar ao traficante, seja por virar um funcionário dele que vai enfrentar a polícia. A verdade é que se não for um usuário rico, famoso, que recebe a encomenda em casa, dificilmente vai sobreviver até os 30 anos de idade.

Mas ninguém se importa quando morre um pobre das comunidades que não tinha mais dinheiro para sustentar um vício, que por falta de informação e conhecimento, começou nas drogas e que todo mundo já sabia como ia sair.

Eduquem suas crianças, cuidem, acompanhem, conheçam seus amigos, o perigo pode estar muito próximo.

Boa Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...