Poucas coisas são tão cruéis nessa vida quanto a chantagem.
Seja ela financeira, para tirar vantagem sobre outras pessoas ou emocional.
A chantagem é a ferramenta dos incompetentes, dos incapazes, daqueles que precisam do jogo sujo para ter alguma coisa, daqueles que se acham espertos, mas na verdade estão na sarjeta da história.
E, infelizmente, quase todo mundo conhece alguém assim, alguém que merece ir para a lata de lixo da sua vida e da lá não sair nunca mais.
No trabalho, existem aqueles que se acham superiores, por ter um cargo melhor, ou um parentesco com o dono da empresa e usam esse cargo para chantagear funcionários, seja para esconder seus erros, seja para ter benefícios pessoais, por exemplo, ameaçando funcionárias que precisam do emprego, se negarem um caso ou relacionamento com ele. Nesses casos, além da chantagem em si, entra a chantagem emocional, quando o "patrão" percebe a vulnerabilidade da funcionária e ameaça expor o caso dos dois, atacando sua moral e bagunçando toda a vida dela.
Claro que, em menor quantidade, existe o inverso, mulheres que seduzem seus chefes casados e depois fazem chantagem com fotos, áudios e vídeos, para obter dinheiro ou promoção.
Na vida pessoal, muitos falsos amigos aparecem quando menos se espera, cobrando favores de forma irracional, ameaçando contar segredos compartilhados e julgando atitudes que antes apoiava. Esses chantagistas são especialmente cruéis, porque normalmente deles nunca se esperava nada parecido com isso, mas sempre devemos estar prontos para qualquer tipo de atitudes de qualquer ser humano.
Por fim, nos relacionamentos abusivos, o papel principal cabe à chantagem, não ao chantagista manipulador, pois esse nada mais é do que um desesperado que não consegue ser verdadeiramente amado. Na chantagem emocional, a pessoa abusada se sente dependente do outro, como se não houvesse nada melhor no mundo e isso acontece justamente porque o outro, através de manipulação e se aproveitando da fragilidade da pessoa abusada, a convence de que isso é verdade.
Ameaça de abandono, como se isso não fosse bom, agressões físicas, mas principalmente emocionais, marcam o tom do relacionamento, onde o chantagista tripudia do outro, colocando-o cada vez mais no fundo de um poço que parece não acabar nunca.
Apenas com muita ajuda e trabalho psicológico é possível recuperar a vida e colocar o chantagista em seu devido lugar.
Cuidado! Não se deixem levar por quem fala muito, mas vive guardando palavras ou atitudes que podem ser usadas contra você!
Boa Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário