segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ídolos Acima de Tudo!

Ídolos sempre existiram, provavelmente desde sempre.

Mas como passar do tempo, foram se multiplicando e hoje existem vários ídolos, de poucas pessoas.
Esportistas, músicos e artistas sempre tiveram seus fãs clubes, mas hoje em dia, a esses grupos se juntaram políticos! (Sim, tem gente que idolatra político!), participantes de reality shows, os chamados influenciadores, imitadores de personagens e mais tudo que se possa imaginar.

E isso nem seria um problema, se muitos desses ídolos não fossem influências muito negativas, seja para crianças, para jovens e até mesmo adultos com carência e falta de amor próprio, que imaginam uma vida que na verdade não existe.

Quando uma pessoa se torna um ídolo, suas atitudes se tornam referências. Vimos isso em casos de atletas, por exemplo, que cometeram crimes, e apesar de serem julgados culpados pela justiça, são absolvidos pelos seus fãs, que não acham suas atitudes incorretas e as copiaram facilmente.

Mas, na minha e somente minha humilde opinião, o pior caso é a idolatria de políticos. Discussões acaloradas, violentas, ofensas de todos os tipos para defender aqueles que nem sabem da existência dos tontos que brigam por eles.

Chegamos ao cúmulo de assistirmos assassinatos, como se nos últimos 50 anos alguma coisa tivesse efetivamente melhorado mesmo para qualquer pessoa abaixo da linha da pobreza.

O mundo seria bem melhor se as pessoas pudessem apenas admirar as outras, independente do status de estrela, craque ou o quer que seja, mas enxergassem que atrás daquela imagem há um humano, falível, cheio de problemas e que não deve ser imitado, nem apoiado em caso de transgressões.

O exemplo deveria vir de casa, da escola, das boas pessoas nas comunidades, mas hoje em dia o que se busca é ganhar muito fazendo pouco, como se todos pudessem ser políticos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...