segunda-feira, 13 de junho de 2011

Direitos Humanos


Este é um tema no qual eu pensei muito antes de escrever, pois o considero um dos mais polêmicos abordados por mim desde que coloquei o blog no ar.

Claro que este artigo reflete apenas a minha opinião e a minha forma de pensar sobre o tema, assim como gostaria de deixar claro o meu respeito à todas as opiniões, principalmente aquelas que divergem do meu ponto de vista.

Vou começar lembrando dos ataques do PCC contra as delegacias e postos policiais que aconteceram pela primeira vez em 2011 e depois mais algumas vezes, com menor frequência e intensidade. Desde aqueles dias tensos, com toque de recolher e pânico entre a população, tive a certeza de quem manda na verdade são os bandidos.

São tantos policiais assassinados à sangue frio que me pergunto como e porque ainda existem tantos jovens que conseguem alimentar o sonho de "proteger e servir". Mas o pior é saber que o salário é baixo, que eles precisam fazer "bicos" e que no ofício do dever por muitas vezes são crucificados, afastados e até presos.

Eu, pessoalmente, fico transtornado ao ver famílias perdendo seus pilares pelas mãos de bandidos que circulam livremente por nossas ruas.

Não vou discutir aqui as causas da violência, afinal é um assunto diferente que vai parar lá atrás, na falta de educação que assola nosso pais desde o seu descobrimento, mas sim, a falta de apoio para as famílias que são vítimas dos bandidos.

Porque com os bandidos e  seus “chefes” que comandam as operações de dentro da cadeia, ou aonde quer que seja não acontece nada. Basta falar que encontrou Jesus, que se redimiu, que precisa de uma segunda chance, para que seja solto por bom comportamento, para depois se comportar mal de novo.

Agora, se durante um desses ataques, um policial, defendendo a sua vida e a justiça, mata um bandido, o que acontece ? Ele vai a julgamento, pode ser preso, pode perder o cargo.

Ai entra a "organização" dos direitos humanos, ‘PISOTEANDO” a polícia por seus maus tratos e pelo “assassinato” cometido contra uma vítima do sistema. O estranho, é que eu nunca ouvi falar sobre alguém dos direitos humanos visitando a casa de um policial que se foi, para prestar assistência à família, para tentar consolar a mãe, ou a esposa de quem fazia o seu serviço e foi brutalmente assassinado por alguém que não tinha nada a perder.

Além de tudo, os direitos humanos, estão sempre em cima dos presídios, para verificar se os colchões queimados por bandidos rebelados, já estão recolocados, para verificar a alimentação, se eles tomam sol, se são respeitados, mas nunca ouvi falar de algum agente desta organização que tenha ido verificar as condições de vida da família de um agente penitenciário morto em uma dessas rebeliões.

O Sistema carcerário brasileiro não oferece condições ideias para seus presos? Não, mas o sistema político não oferece dignidade para grande parte da população, que vive em casas de madeira, casebres, sem saúde, sem assistência e mesmo assim a esmagadora maioria dessas pessoas não sai à rua com armas para roubar, matar e esperar sair impune.

Acho também um absurdo que o simples fato de fazer uma faculdade dá o direito a uma pessoa de cometer um crime e ter uma cela diferente, tratamento diferente, muito melhor do que o tratamento dado pelo governo para aqueles que trabalham e lutam com honestidade para obter o seu ganha-pão.

Posso ser chamado de radical, de intolerante, enfim, como disse no início, esta é apenas a minha opinião, mas se dependesse de mim, os detentos seriam separados e classificados de acordo com os seus delitos, para que os “melhores” não se misturassem com aqueles que nada tem a oferecer.

Deveriam existir profissionais de saúde e psicologia para ajudar no retorno dos presos à sociedade, depois da pena cumprida e acabar com essas "saidinhas" e reduções de pena;

Não dá mais para tolerar o pensamento, para aqueles que trabalham, de que acordamos todos os dias, fazemos nossas tarefas, pagamos impostos astronômicos para sustentar àqueles que um dia poderão nos dar um tiro no meio da rua.

Photo by T. Chick McClure on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...