quarta-feira, 8 de junho de 2011

Efeito Borboleta


Se você ainda não viu o filme "Efeito Borboleta", de 2004, faça isso.

Talvez o filme lhe ajude a entender um pouco melhor que a vida não tem retorno, que tudo o que fizemos de bom, ou de ruim, está feito e que de nada adianta imaginar a como a vida seria se você tivesse feito ou deixado de fazer alguma coisa durante a sua jornada.

No filme, ele muito equivocadamente acha, que ao mudar um simples fato do seu passado, transformaria sua vida apenas de acordo com suas expectativas, quando na verdade a vida mudaria muito mais e o que ele esperava ver acontecer, não passava nem perto.

Além de impossível, precisamos entender que se algo mudasse em algum momento da nossa vida, o rumo tenderia a ser muito diferente. Muitas coisas ruins ou boas poderiam acontecer, mas nunca chegaria no mesmo ponto em que está hoje.

Você pode, por exemplo, ter se arrependido do final de uma relação e diz que se pudesse voltaria no tempo e faria tudo diferente. Mas você não sabe o que mudaria ao seu redor se você tivesse tomado outra decisão. O relacionamento poderia continuar, mas você poderia perder um emprego, poderia ter saído de casa e ser alvejado por uma bala perdida, ou mesmo descobrir que depois de continuar o namoro estava sendo traído.

Não há certeza em nada que apenas imaginamos.

Portanto, ao invés de tentar mudar seu passado, trabalhe para fazer um futuro diferente.

O Arrependimento é inevitável e inútil. Ele não traz nada e nem ninguém de volta. Então, viva o presente, olhe para frente e ao invés de tentar mudar o que está feito, tente fazer diferente da próxima vez!

A Vida é uma viagem com ponto de partida e ponto final, mas sem nenhum retorno no caminho.

Viva!

Photo by Charles Jackson on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...