segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ganância - A Galinha dos Ovos de Ouro


Hoje meu post será um tipo de continuação dos anteriores, sobre ambição, inveja e egoísmo. Mas vou contar com a ajuda de uma antiga fábula, que certamente todos já ouviram falar. A Galinha dos Ovos de Ouro.

O conto narra a história de um fazendeiro muito pobre que em uma manhã como outra qualquer se surpreende ao coletar os ovos junto a sua galinha de criação. Ao invés de um ovo convencional ele percebe que sua galinha botou um reluzente ovo de ouro maciço. Radiante de felicidade ele leva o ovo a sua esposa e para resumir, consegue um bom dinheiro vendendo-o no comércio local. O casal fica ansioso para o dia seguinte. Será que a galinha irá lhes oferecer esse presente novamente? Para felicidade dos fazendeiros, na manhã seguinte encontram o mesmo ovo de ouro. E o mesmo processo se repete dia após dia fazendo com que a vida do casal fosse menos penosa. Após algumas semanas, no entanto, uma ideia começa a rondar a mente do fazendeiro: se diariamente a galinha botava um ovo de ouro sem falhar, quanto de ouro haveria de ter dentro da barriga daquele animal? Certamente deveria haver ouro o suficiente para torná-lo milionário. De súbito teve uma ideia que compartilhou com a esposa: No dia seguinte abriria a barriga da galinha e ambos iriam ficar muito ricos. Dito e feito, logo na manhã do dia seguinte em posse de seu facão, o fazendeiro desferiu um golpe certeiro na barriga da pobrezinha. O resto da história o caro leitor já sabe, não é? Não havia ouro algum dentro da barriga da galinha e a ganância do fazendeiro lhe custou a prosperidade gradativa.

Pois é. O Fazendeiro, não foi ambicioso, foi ganancioso e a ganância acabou com a sua ambição de uma vida melhor.

Lembrem-se, um passo de cada vez, nunca parando, sempre em frente, mas sempre com consciência.

Todos nós temos em algum lugar a nossa Galinha, que nem sempre da ovos de ouro, mas pode nos ajudar a ter uma vida melhor dia a dia. Vamos deixá-la viva, alimentá-la, deixá-la cada vez mais forte, para que possamos obter os melhores ovos possíveis.

Esperar que todo o nosso sucesso provenha apenas da Galinha, também não ajuda.

Como escreveu o meu amigo ELIas em seu Blog, Simplesmente esperar não faz com que as coisas aconteçam.

Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...