terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Máscara



Uma máscara pode ser um objeto, simples e até mesmo divertido para usarmos em festas e datas especiais, mas pode ser também um artifício usado por bandidos para esconder o rosto ao cometer uma atitude ilícita.

Pode ser uma fantasia para o carnaval, um baile, ou para se infiltrar em um protesto e transformar uma reivindicação em crime.

Mas pior, e diferente de isso, é a mascará que não se coloca, que não muda a feição do sujeito, não transforma o seu rosto, é aquela que simplesmente existe em algumas pessoas, que faz parte de sua frágil personalidade.

A máscara da vergonha de ser o que é, que esconde as verdadeiras intenções, a  finge um sorriso quando sente desprezo, no lugar da falsidade simula caridade, age para destruir, dizendo que tudo o que faz é pela amizade.

A máscara que só descobrimos que existia, depois de muito tempo, depois de passar por muitas experiências, normalmente negativas.

E porque algumas pessoas insistem em usar essas máscaras? 

Normalmente se acham muito espertas, inteligentes, que conseguem o que querem, são capazes de quase tudo. Mas as máscaras trazem consigo um vazio inevitável, cheio de amargor e angústia, porque fica mais difícil todo dia se despir de toda essa falsidade antes de dormir. Porque, querendo ou não, a consciência em algum momento sempre pesa e eles vão perceber o quanto são fracos, o quanto são medrosos e o quanto precisam viver sempre a espreita, com medo da fatal e irreversível realidade, e que na vida real não conseguiriam esse suposto sucesso.

Se puderem aceitar um conselho desse psicólogo, sejam sempre autênticos, sejam reais, sejam verdadeiros, conquistem para sempre e não apenas enquanto a máscara não cai...

Mas se quiser usar uma máscara, espere a hora certa, o carnaval sempre chega...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Porque Tudo aqui acaba em Samba ?




Me sinto eternamente incomodado com algumas situações e fatos que acabam sempre envolvendo política.

Vivemos um verdadeiro pandemônio onde as mentiras disparadas por todos os lados geram controvérsias, brigas, discussões entre pessoas que sempre sairão perdendo, independente de qual político vai sair ganhando.

Aumento dos impostos, o encarecimento da energia e do combustível, que desembocam no aumento dos ônibus acaba atingindo a todos. Houve um tempo em que o IPI foi reduzido para entupir as ruas de carros e agora as montadoras vão embora e vão faltar peças, mas tudo bem, muitos não conseguem nem abastecer o carro e terão que pagar mais caro na condução para ir e vir do trabalho. Só que mesmo atingidos, a maioria não vai notar a diferença, vão continuar bradando por heróis que são verdadeiros vilões.

Neste País, dito abençoado por Deus e bonito por natureza, o que impera é a impunidade. Aqui você pode prometer o que quiser sem precisar se preocupar em cumprir. Aqui você pode mentir, ser filmado e tirar fotos, e depois dizer que nunca falou o que está gravado e tudo bem. Aqui, se você tem dinheiro e  poder é capaz de amedrontar a maioria, você pode roubar, pode matar, pode fazer o que quiser... 
E falta educação, falta conhecimento, faltam eleitores capazes de ler, entender e participar.

Apenas quando houverem eleitores minimamente capazes de enxergar o que todo candidato mostra, teremos condição de viver em um país melhor.

Isto está longe, bem longe de acontecer, enquanto isso, os poucos que consegue saber o que está acontecendo vão continuar tendo a certeza de que tudo aqui acaba em Samba... Sim, samba, porque a Pizza é boa demais para ser utilizada como resultado dos atos de políticos que nos roubam todos os dias...

Photo by Sam Moqadam on Unsplash

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Sonhos e Pesadelos




Existem muitas definições, tanto para sonho, como para pesadelo. Mas será que os dois são coisas diferentes?

O sonho, para Freud, por exemplo, é a realização de um desejo inconsciente. Restos diurnos, coisas que o nosso Id põe para fora, porque o ego não permite que sejam colocadas enquanto estamos acordados, conscientes.

Outros dizem que são apenas reflexos percebidos de forma diferente de situações que aconteceram recentemente.

Mas quem nunca sonhou com um jogo de vídeo game depois de passar muito tempo do dia jogando, por exemplo.

O que podemos afirmar é que todo mundo sonha, o fato de não lembrarmos dos sonhos não significa que eles não aconteceram. Na verdade, o mais normal é que não sejam mesmo lembrados. Quando acordamos subitamente, com o despertador, ou no meio da noite, ou de um pesadelo, acabamos naquele momento tendo as imagens dos sonhos frescas em nossa mente, mas se pararmos para analisar, perceberemos que durante o dia, já não lembramos mais o que aconteceu.

Isso porque os sonhos são fragmentos de situações, imagens e outras tantas coisas que estão armazenados bem no fundo da memória, inacessíveis, na maioria das vezes, ao consciente. Eles são recordações desornadas passageiras. Mesmo que sonhemos muitas vezes com a mesma coisa.

Claro que existem exceções, mas a regra é essa.

Outro ponto discutido é a estranheza de determinados sonhos, onde nada parece ter sentido, você pode se sentir dentro de um castelo com corredores intermináveis, mesmo tendo entrado em uma casinha minúscula. Você pode falar com animais, voar, ver o céu virar mar, infinitas possibilidades, justamente porque nos sonhos, tudo é possível.

Uma teoria diz que nossos sonhos são todos desorganizados, sem espaço e nem tempo e que o nosso cérebro trata de tentar organizar as coisas para que fiquem um pouco mais lógicas. Ou seja, se acordamos sem susto, nem de forma repentina, é bem possível que o sonho pareça mais lógico do que quando acordamos abruptamente.

Outro ponto é que normalmente nossos sonhos são em primeira pessoa, ou seja, não vemos o nosso rosto, a não ser quando no próprio sonho nos olhamos no espelho. Sempre estamos participando, mas de forma ativa.

E os pesadelos, na verdade, são as mesmas coisas, mas que de certa forma nos assustam. Existem teorias que dizem que os pesadelos servem para nos ajudar. É um recado do cérebro para o corpo acordar. Pode ser porque a frequência cardíaca ficou baixa demais, pode ser por um sentido de perigo que se aproxima, enfim, é o momento em que o sonho já acabou e você precisa colocar o corpo para funcionar. Tanto que, normalmente, você nunca morre em seus pesadelos. Se você sonha com uma queda, sempre vai acordar antes de encontrar o fim do abismo, se tomar um tiro, vai acordar antes da bala perfurar o seu corpo em algum lugar que lhe tire a vida e assim por diante.

O importante é não confundirmos os sonhos com devaneios. Aquele em que ficamos, mesmo com os olhos fechados, acordados e imaginando situações. Como se quiséssemos tornar aqueles desejos em sonhos.

E, claro, o fundamental é saber que a realidade não é um sonho e que se ficarmos apenas esperando na vida real os nossos melhores sonhos acontecerem, corremos o risco de transformar a realidade em pesadelo.

Vamos, acordados, sempre em frente!

Ótima Semana!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quanto Somos de Cada Um ?


Para que time você torce? Qual a sua religião? Qual a sua cor favorita? Que tipo de música você curte? Que esportes gosta de praticar ou assistir?
Nossa vida é feita de escolhas, muitas escolhas. Temos que optar por quase tudo. Os alimentos que gostamos, as bebidas que tomamos, a faculdade que vamos fazer e mais um milhão de coisas.

Mas o que será que nos leva a definir nossas escolhas? Como formamos o que chamamos de personalidade?

A maior parte das respostas está no meio em que vivemos, aliadas as transformações de personalidade que vão acontecendo com o amadurecimento e com a aquisição de conhecimento.

Um bebê que nasce em um ambiente em que todas as pessoas torcem pelo mesmo time, tem uma tendência forte de ser mais um torcedor do mesmo time. Já um que cresce em um ambiente em que os times são diferentes, tende a ter uma possibilidade maior de escolha.
Uma criança cuja família  não tem muitas pessoas que gostam de futebol, tem boa possibilidade de não gostar também.

Já a minoria das pessoas são aqueles que erroneamente podem ser chamados de "desgarrados", aqueles que são as "ovelhas negras", que formam uma personalidade forte e contestadora. Aqueles que são provocativos, antagônicos, que usando o exemplo do futebol, vai torcer exatamente para o maior rival do time da família.

Algumas vezes é realmente por vontade própria, por ter conseguido exercer seu poder de escolha, mas por outro lado, podem apenas basear suas escolhas nos mesmos moldes e padrões convencionais já citados, mas os inverte apenas para serem diferentes, para derramar sobre a família ou amigos uma frustração, ou seja, uma forma diferente de comunicar sua insatisfação com a realidade que vive. 

Muitos desses, internamente, ainda vão ter as mesmas opiniões que a tendência lógica o faria, mas externam algo diferente apenas para contrariar e contradizer.

Com o passar do tempo, algumas novas características se formam, se adquirem, ou se modificam, pelo convívio social, ou seja, com os amigos, os grupos que começa a frequentar e etc.

Sempre existe um líder, uma pessoa formadora de opinião com relação a determinados pontos de vista e quando uma pessoa com uma opinião ainda deformada, ou ausente sobre determinado assunto, se aproxima desses líderes, acaba se juntando ao pensamento do coletivo.

Em suma, somos uma grande junção de de várias pessoas que passaram e passam por nosso caminho, um aglomerado de ideias que se adquire em cada momento da nossa vida.

E, portanto, também seremos um pouco daqueles que ainda estão por vir e vão se espelhar em algumas de nossas atitudes para formar a sua personalidade.

Sejamos, então, bons exemplos, para que o futuro tenha uma consciência coletiva melhor do que temos no presente.

Photo by Andrew Seaman on Unsplash


sábado, 3 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo!

Feliz Ano Novo Familiares, Amigos e Leitores!

Ainda é tempo de desejar que o ano de 2015 de cada um de vocês seja o melhor ano de suas vidas, não importando se você tenha 18 ou 81 anos.

Porque não devemos nos preocupar e nem pensar no que já passou, devemos, sim, usar todo o nosso passado como experiência, conhecimento e conhecimento nunca se esgota ou acaba.

Mas temos que manter os olhos abertos e o foco constante no presente e no futuro. Infelizmente, o tempo não volta, aquilo que deixamos de fazer, ou fizemos e não deveríamos ter feito, não tem mais como mudar, mas temos que possuir o controle da nossa vida daqui para frente.

É muito provável que 2015 seja um ano economicamente difícil, complicado, estamos, no Brasil, pagando pelo preço do que escolhemos e o aspecto profissional do ano precisa ser enxergado com muito carinho. Se você tem um emprego, esforce-se ao máximo para mantê-lo, se você não tem, faça a diferença para conseguir alguma coisa logo nos primeiros meses e seja mais do que a empresa que o contratou espera.

Nos demais campos da vida, planeje e faça, não adianta prometer, nem planejar para o futuro, se faltar a ação. O Mês de Janeiro não opera milagres na vida de ninguém, não empurra ninguém para frente e nem arruma motivação para as coisas. Então, não faça de Janeiro um mês como todas as segundas-feiras, que é o dia mundial das promessas que não são cumpridas. O futuro é hoje, daqui a um minuto!

Faça dos seus dias realizações. Não espere, não ponha uma data, não deixe para começar e nem para fazer o que quer na próxima segunda, na próxima quinzena, no primeiro dia do mês, senão você vai parar de novo em Janeiro, só que 2016.

Ação, atitude, foco. Faça a lista de coisas que você quer para o futuro e comece logo após terminar de ler essa publicação. Eu já fiz as minhas e tenho certeza de que vou fazer tudo o que planejei, porque eu QUERO e porque depende apenas de mim!
Quer viajar ? Já procure as passagens, faça a cotação dos preços, tire a poeira da mala. Quer evoluir na vida profissional ? Procure cursos, encontre artigos e publicações ligadas ao trabalho, demonstre força de vontade e você vai ter sucesso. Quer parar de fumar ? Pois jogue fora todos os seus cigarros e se concentre na sua saúde, você quer, você pode. Quer emagrecer, então comece agora a sua dieta. Esqueça o jantar, nem pense em esperar a segunda-feira, pegue o tênis, coloque o short e a camiseta e vá correr, agora!

Mas seja prudente, cuide do que você tem, antes de fazer uma coisa que deseja demais, mas ainda não tem condições, crie e cumpra metas programadas para poupar, fique ligado nas oportunidades e promoções, mas nunca se esqueça que uma felicidade momentânea, pode virar uma dor de cabeça duradoura. Evite fazer dívidas, acerte as que já tem, pois os juros podem subir. Lembre-se de não basear a sua felicidade pelo lado financeiro, pois precisamos nos adequar a realidade que vivemos e não nos acomodar. Se queremos algo que hoje não podemos comprar, significa que precisamos evoluir, trabalhar mais, conquistar espaço e prosperar.

E aquilo que você não controla, ou seja, as outras pessoas, fale, se abra, expresse sua vontade e seu sentimento, não viva esperando e nem imaginando o que aconteceria se você falasse ou fizesse. Deixe o coração tomar conta da razão nesse momento e seja feliz! Se a felicidade não estiver nessa pessoa, você ao menos ficará livre do tormento e da angústia da espera, do “se” e terá mais tempo para ser feliz consigo mesmo e encontrar em outro momento outro alguém.
Mapeie suas dificuldades, evolua diariamente, um passo de cada vez, mas sem desistir, se imponha metas e cumpra todas elas, durma menos, mas melhor. Se precisar, faça terapia, procure um psicólogo, ele vai te ajudar.

E fundamentalmente, principalmente, acima de tudo, seja uma pessoa melhor. Deixe de lado o egoísmo, enxergue os outros como irmãos, entenda e respeite a diferença entre todos, seja política, religiosa ou esportiva. Ser uma pessoa do bem é acordar e dormir sem remorsos e sem ser aquela pessoa fria que não se importa com nada. Não use ninguém como escada ou escudo, assuma seus erros e suas fraquezas, fale a verdade! E, por favor, não abuse das pessoas do bem, sejamos todos honestos e verdadeiros e cuidemos para que decepções não desencorajem aqueles que procuram fazer apenas o bem para todos.
Faça de 2015 o seu ano, como disse no começo, o melhor ano da sua vida, pois dessa forma, os demais seguirão sempre na mesma linha, sem ódio, sem rancor, sem mágoa.

Desejo a todos vocês um ano de 2015 completo e maravilhoso, o meu, mesmo com todas as dificuldades, problemas que vão aparecer e obstáculos que entrarão no caminho, será!


Um beijo pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço!

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...