terça-feira, 31 de março de 2015

Ego, Egoísmo ou Altruísmo



"Isso vai fazer muito bem para o seu ego". Quantas vezes ouvimos e falamos essa frase, não é mesmo?

Ela significa que alguma coisa, ou atitude vai nos fazer bem, ou bem para quem nos expressamos.

Mas o que é o ego ?

Na psicologia, o ego é uma das três partes da psique é aquele que controla a realidade, tentando controlar os impulsos do Id, o inconsciente.

Existe, também, o superego, que é o limitador do ego, a razão, a moral, que tenta impedir o ego de se manifestar de forma aguda demais, o que chamamos de ego inflado.

Quando uma pessoa quer chamar muito a atenção, quer aparecer, ser o centro das atenções, significa que ela tem um descontrole no superego, que não consegue limitar as atitudes, trazer à tona a razão no individuo.

Em alguns desses casos, a forma de tentar ser o centro das atenções, é demonstrando publicamente seu "excesso" de caridade, bondade, preocupação.

Eu, honestamente, me preocupo um pouco quando vejo pessoas falando sobre o bem que fizeram, a ajuda que deram, e coisas deste tipo.

Em muitos desses casos, a ajuda não passa de propaganda, de uma forma de conseguir chamar para si os holofotes, de parecer bonzinho ou politicamente correto. As doações e ajuda, passam a ser para si mesmo, ou seja, egoísmo, utilizando um receptor para atingir metas pessoais.

Claro que existem exceções, como os arrecadadores que mostram aos que doam anonimamente o destino de suas boas ações, em que mãos vão parar. Esses não fazem propaganda de si mesmos, até porque eles são apenas mensageiros daqueles que se escondem atrás da verdadeira bondade e essa demonstração pode até fazer com que mais pessoas resolvam fazer o bem.

Quem quer fazer o bem de verdade, por amor ao próximo, por vontade pura e simples de ajudar, de tentar fazer a sua parte, não sai por aí aos brados avisando, o faz em silêncio, sozinho ou dentro de um grupo criado para isso mesmo. Isso é altruísmo, isso é fazer o bem para quem precisa e não para promoção do seu próprio ego.

Fazer o bem, sem precisar dizer a quem, também faz bem para o seu ego e para o superego e para todo mundo. 

O Universo é grande de mais para que alguém acredite que possa ser o centro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...