terça-feira, 28 de julho de 2015

Do pó ao pó. Ou aos Ossos


"Do pó viemos e para o pó voltaremos." Quantas vezes essa expressão já foi utilizada para definir que a vida nada mais é do que uma passagem, de nós, humanos, pela Terra. Que é breve e quase tão insignificante como um grão de areia.

Realmente, nosso tempo na Terra é curto, mas nem de longe é insignificante. Dentro deste tempo que conquistamos, podemos realizar coisas que literalmente mudam o mundo.

Sei que estamos destruindo o planeta, mas é inegável o quanto fizemos de bom durante todo esse tempo e toda a evolução, progresso, ciência, medicina, etc...

Pessoas como Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Albert Einstein, entre tantos outros gênios em tantas áreas fizeram diferença e modificaram a forma de ver e de fazer o dia a dia.

E eu e você também podemos fazer a diferença, quando criamos, quando trabalhamos, quando cuidamos, quando pensamos nas próximas gerações e não apenas no amanhã, já estamos fazendo diferença.

E, sim, também existem aqueles que não fazem diferença nenhuma, e que vão “voltar ao pó” sem serem notados, assim como terão aqueles que voltarão ao pó tarde demais, depois de terem feito muito estrago por aqui.

Mas, o importante mesmo é todo dia buscarmos fazer algo diferente. Deixar a nossa marca, seja através dos descendentes, seja através do trabalho, seja através do Esporte. Desde que seja por uma boa razão, ter nosso nome lembrado por gerações futuras, mesmo dentro apenas do nosso círculo pessoal, é o melhor que podemos fazer no presente.

Apenas aqueles que não se preocupam nem em guardar o seu nome e sua dignidade no presente não se importam com o que será dito no futuro. A esses, políticos especialmente, nada interessa, a não ser a quantia que vai parar no seu bolso no presente, e talvez no futuro dos seus descendentes, que normalmente herdam a mentira e a canalhice dos antepassados.

Quanto a mim, procuro sempre fazer o bem, ajudar, ensinar, compartilhar e espero que essa seja a minha semente. Não posso garantir que vim do pó, nem sei se nele vou terminar, mas antes que sobrem apenas meus ossos, quero deixar a minha marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...