segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A Cadeia da Superstição

 


Podemos definir superstição como sendo a crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva o sujeito a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas ou depositar confiança em coisas absurdas.

E isso nem seria um grande problema, se não acabasse criando em algumas pessoas “travas” que as impedem de fazer algumas coisas por simplesmente temer aquilo que, apesar de desconhecer, acreditam piamente.

Quando isso acontece, as pessoas ficam literalmente presas às suas superstições. Deixam de sair de casa, de fazer alguma coisa, de terminar algo que começaram, por acreditar que se “quebrarem” aquela crença algo dará muito errado.

Podemos colocar dois exemplos simples de crença popular, ou superstição que são conhecidos. O dito que cruzar com um gato preto da azar. Quem realmente acredita nisso, ao avistar um felino à frente, ou da meia volta, ou atravessa a rua, ou muda o seu caminho, como se fosse um ladrão armado que tivesse à frente. O efeito é o atraso, o medo, a desconfiança e se não conseguir desviar por alguma razão, o desespero por acreditar que para frente tudo vai dar errado.

Outro exemplo é o que se quebrar um espelho terá 7 anos de azar. Quando isso acontece e a pessoa acredita, é um inferno. Inconscientemente a pessoa acaba deixando de lado toda e qualquer esperança e se entrega a esta crença de azar e tristeza e definha em suas atitudes e proatividade. E o pior é que essa crença acaba sendo tão forte, que nada mesmo dá certo, mas não por causa do espelho e sim porque a própria pessoa acaba fazendo com que as coisas não aconteçam.

Por fim, a superstição é, por vezes, mãe de alguns TOCs, pois as pessoas acabam por não conseguir agir sem antes esperar algo acontecer, ou não acontecer e ficam a mercê do exterior para que seus compromissos ou atividades sejam executados.

Lembrem-se, o importante é acreditar em si mesmo, ter fé no seu potencial e não desistir dos objetivos, fazendo das conquistas a sua maior superstição...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...