segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Terceira Idade


É bastante difícil definir quando começa a terceira idade, pois de certa forma essa definição está dentro de cada um.

No nosso país, de acordo com a idade de aposentadoria, vamos pensar que a terceira idade chega aos 65 anos para os homens, ou 60 para as mulheres.

O que mais me chama a atenção, positivamente, é que cada vez mais podemos perceber que pessoas da chamada terceira idade, entendem que isso é apenas um rótulo, que na verdade independente da idade são pessoas como todas as outras, que podem até ter alguma limitação para tarefas que exijam maior força ou energia, mas que em compensação possuem muito mais experiência e conhecimento do que os jovens, conhecem os atalhos da vida e com sua sabedoria podem fazer muito mais do que algumas pessoas podem imaginar.

Outro fato positivo é que no Brasil a expectativa de vida vem subindo, em 2015, segundo o IBGE, foi de 75,2 anos, em 2019 76,6 anos. mas mesmo assim, ainda longe da expectativa dos japoneses, que é de 83,7 anos.

Contudo, mais importante do que viver mais, é viver bem e neste aspecto ainda estamos longe do que deveria acontecer e acontece nos países do primeiro mundo.

Infelizmente os nossos aposentados pela idade, depois de serviços prestados à sociedade e ao país, ainda tem que se contentar em viver para comprar medicamentos e esperar em filas dos hospitais públicos. Enquanto vemos em nossas praias e cidades históricas vários aposentados europeus, 
americanos, entre outros, aproveitando essa fase da vida para conhecer lugares, desfrutar bons momentos e encher a bagagem da vida de situações que por ventura não tenham conseguido conquistar enquanto trabalhavam.

E a minha visão do futuro, com os políticos e leis que temos hoje,  não é de melhora e sim tendente a piorar, fazer com que as pessoas tenham que trabalhar mais para poder se aposentar e portanto tenham ainda menos tempo para desfrutar, enquanto alguns poucos podem aproveitar a vida desde o berço, sem se preocupar em chegar a terceira idade para isso.

Lembremos todos, tanto os que ainda estão chegando na maturidade, ou na juventude, que o maior desejo que teremos em breve, será chegarmos à terceira idade e termos dignidade para continuar tendo vontade de viver e chegar cada vez mais longe, podendo viajar, ir ao cinema, restaurantes, comprar livros para uma boa leitura, entre tantas outras coisas, além, claro, de ter o direito do bom atendimento em hospitais. Só que para isso, temos que aprender a respeitar os que já chegaram nessa fase e lutar para que eles tenham cada vez mais qualidade de vida. Senão, não teremos o direito de reclamar das condições que herdaremos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...