segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Conflitos Profissionais


A harmonia entre colaboradores, entre gestores e, principalmente, entre colaboradores e gestores é fundamental para o bom funcionamento de um departamento, setor e até mesmo de algumas empresas.

E como tanto colaboradores, como gestores são humanos e humanos normalmente entram em conflito seja pelas personalidades diferentes, temperamento, diferença de opiniões, vaidade, ambições, entre tantas outras coisas, se torna muito difícil encontrar harmonia completa dentro do ambiente de trabalho e quem perde, sempre, é a empresa.

Um bom caminho para que a empresa não seja prejudicada é fazer com que as pessoas entendam que durante o horário comercial, a vida pessoal fica da porta para fora e que depois desta porta, ninguém precisa gostar de ninguém, não é preciso confraternizar, sair para tomar uma cerveja ou ficar batendo papo, mas da porta para dentro, a comunicação, o respeito e a dignidade devem ser predominantes.

Como, infelizmente, isso é quase impossível, por inúmeras razões ligadas à personalidade de cada um, a situação financeira, emocional e pessoal dos colaboradores, a melhor forma para tentar ao máximo evitar tais conflitos é fazer uma boa seleção e, em alguns casos, reformulação do quadro pessoal.

Para isso, hoje em dia, o caminho mais eficiente é o recrutamento e seleção com profissionais da área de psicologia. Com seu conhecimento e ferramentas técnicas, o psicólogo vai poder indicar o funcionário que melhor se encaixa na vaga e se enquadra ao perfil esperado, evitando a contratação de pessoas que possam tentar subir na empresa de forma desleal ou desonesta, que não saibam usar a comunicação necessária, que possam trazer em sua personalidade traços de desagregação de equipes, insatisfação constante e frustração latente, por exemplo.

Esse mesmo método, serve também para que o gestor descubra os motivos do atual mal andamento da empresa,  através de dinâmicas internas com os colaboradores já contratados e assim fazer possíveis trocas ou remanejamentos.

Além disso, para resolver ou amenizar os problemas entre os gestores, é possível  fazer terapia individualizada ou em grupo, para que as questões pessoais que interferem na rotina profissional, sejam resolvidas e mediadas por um profissional.

Conheça melhor essas formas de elevar a qualidade das pessoas e da gestão empresarial, procure um psicólogo para ajudar sua empresa a encontrar a harmonia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...