domingo, 12 de novembro de 2017

Terror e Terrorismo


Os dias atuais parecem muito sombrios, com ataques terroristas, ou não, à luz do dia, matando inocentes em número cada vez maior, seja em escolas, boates, shows, ruas e locais destinados ao turismo em todos os lugares do mundo.

E o objetivo do terrorismo é único, causar o medo, o pânico, tentar enfraquecer as estruturas de pessoas e países, colocar em cheque a segurança e a capacidade de proteção. Mas, no fundo, tudo não passa de política e religião.

É interessante quando estudamos história e percebemos que os maiores ataques terroristas contra os americanos acabaram acontecendo com financiamento e treinamento oferecido pelos próprios americanos.

Quando vemos a Arábia Saudita financiar grupos ligados ao Estado Islâmico com dinheiro advindo da venda de petróleo para os EUA. E como o governo faz de tudo para que isso passe desapercebido pela população.

Dinheiro, política e religião, esses são os pilares do terror.

Não podemos nos esquecer que o terrorismo, ou deem o nome que quiserem, não nasceu nos dias de hoje, nem mesmo neste século. Não podemos esquecer das cruzadas, do massacre da igreja católica contra aqueles que não tinham a mesma crença e nem mesmo da bomba de Hiroshima.

O terror se espalha pelo mundo desde que os primeiros primatas descobriram que poderiam ter poder e influência sobre os outros. Esse pensamento motivou coisas como o holocausto. E até parece estranho quando tentamos entender como era possível um indivíduo exercer um poder tão grande sobre a crença de tantas pessoas e ser capaz de espalhar o ódio e a intolerância contra um povo, como Hitler conseguiu. Mas só parece, porque hoje, com essas redes sociais, vemos que não só é possível, como é mais comum do que eu poderia imaginar pessoas se ofendendo e espalhando o ódio e semeando discórdia e falta de respeito.

Vivemos dias sombrios, e se não houver uma grande mudança de comportamento corremos cada vez mais risco de passarmos por novas guerras e confrontos entre países, entre seitas religiosas e até mesmo situações semelhantes a guerras civis com o intuito de impor vontades e pontos de vista através da violência.

O terrorismo é um mal muito grande, mas talvez não seja tão grande quanto o terror guardado dentro de algumas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...