segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Conquistar Influência
Pensando no que escrevi há algum tempo aqui no blog, sobre a criação dos heróis e vilões, me veio a cabeça o pensamento sobre como algumas pessoas tem o poder de influenciar outras e assim conseguir seguidores, apoiadores e até defensores.
O que esses "líderes" têm de diferente das pessoas normais? Por que eles conseguem manipular ideias e fazer com que pessoas matem e corram o risco de morrer por seus ideais?
Muitos dizem, e eu até concordo em alguns casos, que a liderança é nata, que o sujeito já vem com ela em sua formação e personalidade, por isso a existência desde a época da escola dos alunos mais populares, mais invejados e cobiçados.
Mas eu acredito, também, na formação de líderes, aqueles que começam como "braços direitos" de outras pessoas influentes, mas que acabam tendo seu próprio rebanho.
Che Guevara, por exemplo, nasceu de uma ramificação dos seguidores de Fidel e conseguiu ser um dos homens mais influentes do planeta, tendo um exercito ao seu comando e parte de uma nação acreditando em suas ideias.
Existem, também, os líderes por sucessão. Filhos ou parentes de influentes que após a morte, ou aposentadoria daquele que regeu as pessoas, ocupam o seu lugar e captam seus fiéis.
A religião também influencia muitas pessoas e alguns pastores, padres e outros líderes religiosos possuem rebanhos inteiros a seu dispor e crentes cegamente em suas palavras.
Para conquistar influência, a pessoa precisa ter coragem, ser desinibida, correr riscos e apresentar um ideal de vida que seja compatível com o que os seus liderados acreditam. Ao conseguir uma pequena legião de fãs, o próximo passo é ficar conhecido, aparecer na TV ou na internet. Isso tem um magnetismo gigante, pois muitas pessoas acreditam que quem aparece na TV é importante, é rico e é um exemplo. Então começa uma glorificação dessas pessoas que se sentem no direito e as vezes no dever, de falar, suscitar ações e reações e assim conquistar votos, apoio, criar discussões onde verá se tem mais "haters" ou adoradores.
E assim caminhamos, sempre seguindo alguém em direção a lugar nenhum...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Síndrome de Stendhal
A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...
-
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Doença de Urbach-Wiethe, mas além de rara, é uma doença extremamente perigosa. Ela não mata por si ...
-
Eu acho época de eleição muito chata, ainda mais para um cara chato como eu... Mas o que mais me irrita são os militantes partidários e aq...
-
Em virtude da enorme criminalidade e da falta de segurança, muito se critica o desarmamento no nosso país. Combinando o armamento pesado dos...

Nenhum comentário:
Postar um comentário