quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Quem Conta a História Cria o Herói e Cria o Vilão


Em um debate ou discussão sobre fatos que não nos envolvem, é comum ouvirmos a expressão: - É preciso ouvir os dois lados!

Isso acontece porque quase sempre duas pessoas enxergam e entendem de forma diferente o mesmo acontecimento. Na grande maioria dos casos justificando suas atitudes e considerando-as corretas, enquanto julga e procura destruir os argumentos e pensamentos de seu oponente na discussão.

Quem escuta também tende a escolher um dos lados, de acordo com sua forma de pensar e enxergar o mundo, rotulando os envolvidos como exemplos a ser seguidos ou abandonados à própria sorte.

Justamente por isso temos hoje tanta agressão, ódio e falta de respeito no lugar de compreensão, gratidão e pedidos de desculpa.

Usemos como exemplo a polarização de nossos políticos. Quem é partidário de algum político, sempre vai contar a história de coisas boas que ele fez, possíveis projetos e melhorias que trarão e farão em seus mandatos, sempre usando o próprio ponto de vista para enaltecer suas qualidades e usando uma crença feroz para combater as denúncias que são feitas contra ele. E como todo bom herói precisa combater um vilão, usam todo tipo de artifício para denegrir, ou tentar provar, que o adversário não pode vencer, que é ladrão, corrupto e etc...

O problema é que todos os lados tem seus apoiadores, que enxergam nos seus candidatos o herói que a nação precisa e nos adversários o bandido que precisa ser contido.

Precisamos, portanto, ter muito cuidado com aquilo que lemos e ouvimos, pois quem fala e escreve tem o poder de criar vilões e heróis e cabe a cada um de nós tentar distinguir as verdadeiras identidades secretas, pois a unica certeza que temos é a de pagar a conta dos estragos causados pela guerra de egos que existe entre os dois lados...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...