segunda-feira, 14 de maio de 2018

Faça a sua Parte


Já falamos aqui no blog, algumas vezes, sobre expectativas. Como elas podem ser perigosas, e em certas ocasiões podem até ajudar, mas com menor frequência.

Um dos grandes problemas da expectativa é que a condição para que ela exista é o comportamento de outra pessoa, ou até mesmo a condição do tempo e outros fatores externos, mas nunca depende apenas de nós mesmos.

Por isso ela é tão carregada de frustração quando as coisas pelas quais criamos tanta expectativa não dão certo.

Afinal, é muito mais fácil lidar com os nossos erros, do que tentar entender porque o outro não age da forma que esperamos.

Precisamos sempre trabalhar para não criar muitas expectativas, e isso é possível, já a frustração é como o arrependimento, inevitável, incontrolável. Para amenizar esses sentimentos negativos, precisamos pensar e agir de uma maneira bem simples, ou seja, fazendo a nossa parte, dando o nosso melhor.

Seja em um relacionamento, seja em uma partida de qualquer esporte, seja no trabalho ou com a família. Precisamos sempre fazer aquilo que achamos certo, que temos vontade, sem medo de errar e nem de exagerar. E, claro, sem que nossa parte não vá causar mal ou feridas em outras pessoas propositadamente.

Ao fazermos nossa parte, já estamos dando um enorme passo em direção à aceitação de alguma coisa que eventualmente não saia perfeita. Ao fazer a nossa parte, a consciência fica tranquila, mesmo que o resultado do todo não seja atingido. Ao fazer nossa parte, podemos dormir tranquilos, mesmo se depois descobrirmos que as outras pessoas acabaram deixando de lado a parte delas. Isso acontece porque ao fazer a nossa parte, criamos a noção de que não é possível carregar todo o mundo e todas as pessoas em nossas costas e podemos nos sentir aliviados, pelo menos internamente, se as outras pessoas continuarem achando que a parte delas também é nossa.

Faça a sua parte, o que lhe cabe e aprenda a ser feliz com aquilo que possui. Sonhar é bom, mas viver em sonhos sem atitudes não vai te levar a lugar nenhum.

Boa semana para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...