segunda-feira, 21 de maio de 2018

Stress Pós-Traumático


O stress pós-traumático, também conhecido como TEPT é o distúrbio de ansiedade que pode ser notado através de alguns sinais e também sintomas tanto físicos como psíquicos e emocionais.

Normalmente acontece quando o indivíduo foi vítima ou testemunha de violência ou de situações chamadas traumáticas que representaram ameaça à sua integridade ou até mesmo sua vida, a de pessoas queridas e dependendo do grau até mesmo atitudes violentas contra desconhecidos. 
Quando o sujeito se recorda das situações, sem conseguir controlar, revive os acontecimentos como se tudo estivesse se repetindo naquele exato instante e com as mesmas sensações de dor ou sofrimento que vivenciou no episódio real. Essa lembrança acaba por causar alterações neurofisiológicas e mentais. E quando falamos em violência, não se tratam apenas de agressões físicas. É fundamental esclarecer que agressões psicológicas, como ameaças, humilhações e bullying também podem causar consequências geradoras do stress. 
E ao lembrar das situações, o indivíduo acaba imaginando as mesmas vozes, as risadas e constrangimento mesmo se estiver na solidão e silêncio do seu quarto. Alguns estudos indicam que a infância e a adolescência são os períodos em que a ocorrência dos fatos são mais relevantes para a formação do trauma e consequente criação do stress pós-traumático. Nesse caso enquadram-se os inúmeros casos de violência e abuso doméstico, que juntam a dor física com as ameaças emocionais. É possível perceber o problema através de alguns sintomas e sinais, como pesadelos frequentes sobre o mesmo tema, queixa sobre lembranças da situação frequente, mudança de comportamento para evitar situações ou lugares que trazem a de volta os sentimentos ruins experimentados e etc. As pessoas afetadas acabam se distanciando de pessoas e atividades, podem adquirir a síndrome do pânico e normalmente vão sempre esperar o pior de tudo e de todos. Quando o stress é percebido, o trabalho de recuperação e cura precisa ser iniciado rapidamente. O mais importante é chegar ao episódio de violência ou atentado à integridade. 
A terapia comportamental é uma das ferramentas mais recomendadas para o tratamento, através dela é possível ir direto ao ponto causador e trabalhar o entendimento, aceitação e coragem para entender que o mesmo fato está se repetindo apenas internamente e que pode não se repetir na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...