segunda-feira, 2 de julho de 2018

Segredos e Mentiras


Existe uma enorme diferença entre guardar um segredo e falar uma mentira, por mais que as duas coisas em algum momento possam se parecer bastante.
Mas o antagonismo das duas é que sintetiza às suas diferenças.
Enquanto contar uma mentira é um sinal de falha de caráter, guardar um segredo é sinal de confiança.

Outra grande diferença entre os dois é que quando você mente e não está tentando enganar a si mesmo, você pode prejudicar uma pessoa com as suas palavras, enquanto ao guardar segredo, você está, muitas vezes, preservando a pessoa que em ti depositou confiança.

O que não se pode é tentar transformar uma mentira em segredo, quando você não conta para alguém algo que você mesmo fez e que pode causar magoa, feridas e tristeza. E não adianta tentar colocar a fantasia de omissão, pois omitir não é nem segredo e nem mentira, é uma escolha.

Se você sai da sua casa escondido e durante o período ausente toma atitudes que não pode contar à alguém, você está mentindo com o seu silêncio e não guardando o seu próprio segredo.

Segredos são coisas compartilhadas entre pessoas que confiam umas nas outras, mentiras são palavras que distorcem a realidade e criam uma imagem ilusória das pessoas.

Todos devemos ser bons ouvintes e confiáveis para guardar um bom segredo, assim como precisamos ser honestos e corajosos para lidar com nossas falhas e nossos erros ao assumir a verdade e não inserir outras pessoas em um mundo de mentiras.

E, lembrem-se, não guardar um segredo, também é uma mentira!

Boa Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...