segunda-feira, 17 de junho de 2019

Agenda de Boas Lembranças

É curioso como a maioria das pessoas se comporta. Sempre se lembram das coisas ruins, das dores, das lágrimas de tristeza e das decepções. Dificilmente se recordam dos bons momentos, da alegria, das felicidades, do quanto as coisas valeram a pena.

Usam muito a expressão “a última impressão é a que fica”, quando, na verdade, essa deveria ser a única descartada se foi uma impressão ruim.

Mais tarde, ao ouvirem uma música ou olharem uma foto, talvez se lembrem dos bons momentos. Mas logo tentam transformar essa lembrança em tristeza, raiva ou qualquer outra emoção negativa.

Se você é dessas pessoas que fala mal da empresa depois de ser demitido, mesmo tendo se sentido feliz lá dentro. Que reclama dos relacionamentos antigos como se eles só tivessem durado o período do fim, mesmo depois de ter falado, escrito e talvez até sentido que era a pessoa mais feliz do mundo. Se só fala mal do seu time quando ele perde, mas esquece quantas noites de alegria ele já te deu. Então, sugiro que crie uma “Agenda de Boas Lembranças”.

Todas as noites, antes de dormir, escreva tudo de bom que aconteceu no seu dia. Os encontros, a produtividade, as vitórias. Tudo que te fez feliz, que te fez se sentir bem, que te permite agradecer pela vida que tem.

Depois, se no futuro houver um rompimento, um desligamento ou uma derrota, não escreva nada. Apenas volte no tempo e releia. Relembre como aquele período valeu a pena. Cada aprendizado, cada pessoa que entrou na sua vida, todos os momentos felizes, o carinho, a atenção. São eles que merecem ser lembrados, e não o fim.

O fim quase sempre é inevitável. Então, guarde os bons momentos, as boas lembranças, as conquistas e tudo aquilo que motivou seus dias antes da despedida.

Seja mais justo com você. Por que guardar apenas as tristezas, se os momentos de alegria foram em número muito maior?

Use sua agenda. Guarde suas lembranças. E nunca mais diga que fez uma escolha errada ou que perdeu tempo. Você viveu o que era possível viver naquele momento, da melhor forma que conseguiu.

Até a próxima semana. Que ela venha cheia de páginas felizes na sua agenda e também na sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...